Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Paulo Viotti "apronta" de novo

Edição 112-Abril/2010
Paulo Viotti “apronta” de novo

Quem esteve no Restaurante Nossa fazendinha no dia 21 de abril pôde curtir uma tarde diferente, bastante agradável. Mais uma estripulia de Paulo Viotti. O artista plástico, poeta e trovador não pára de “aprontar”! A bola da vez foi o lançamento do livro “Ser Poeta Mineiro, Uai!”
Paulo Viotti reuniu amigos, poetas e trovadores mineiros para o lançamento da obra, patrocinada por ele e distribuída aos artistas que participaram. Quando dizemos patrocinada, é bom dizer, quer dizer que foi paga com seus recursos, não é uma metáfora.    
A cerimônia de lançamento da obra contou também com a participação de Marcelo Jabah, Amadozinho, Paulinha Viotti e dos artistas mirins Raíra e Augusto. Apresentação de João Flávio. Antes do lançamento propriamente dito, os músicos e cantores se revezaram ao microfone, a iniciar com Jabah que mandou logo uma pérola da música popular brasileira, “O ciúme”, seguida de um clássico da música de raiz, “Chalana”. Raíra e Augusto cantaram “Dia de Chuva” e arrancaram calorosos aplausos com “Cuitelinho”. Tocaram também, flauta (Raíra) e violão (Augusto).

O livro

“Ser Poeta Mineiro, Uai”, Antologia, Paulo Viotti, pela Emil Editora Ltda, é composto de 73 páginas, com 96 trabalhos de 32 artistas, três de cada, sendo dois poemas e uma trova. Entre os artistas, estão velhos amigos de Paulo Viotti, trovadores e poetas das Minas Gerais. José Tibúrcio Gomes, Nídia Maria de Jesus e o próprio Paulo Viotti são os representantes de Brumadinho na Antologia. O Prefácio é de Luiz Carlos Abritta, Presidente da União Brasileira de Trovadores em MG e Presidente Emérito da Academia Municipalista de Letras de MG, que também assina dois trabalhos. Dos 32, 4 já participaram dos concursos de poesias do jornal de fato: José Tibúrcio, Nídia, Viotti e Relva do Egypto, uma das vencedoras do último.
O livro tem ainda, à página 9, uma explicação do que seja “Trova”, por Viotti. Antes dos trabalhos de cada autor há um brevíssimo currículo.     

Trabalho dos brumadinenses

José Tibúrcio Gomes levou para o livro a poesia “Fantasia”, participante do III Concurso de Poesias do Jornal de fato e “Brumadinho”.
Paulo Viotti apresentou “Dia de Chuva” e o soneto “Iniciação”, os dois participantes do III Concurso de Poesias do Jornal de fato.
De Nídia Maria de Jesus o livro traz “Meu querer” e o soneto “Rogativa”.
Todos os três apresentaram também uma trova.  

Declamações

Não faltaram no evento declamações de trovas, com muita animação. Cada participante da Antologia recebeu seus exemplares e a cerimônia terminou cheia de muita alegria, muitos sorrisos e felicidade. E tudo isso só foi possível por causa “do grande sonhador Paulo Viotti”, como bem disse a trovadora Dodora Gallinari. O “sonhador” chamado, com muita propriedade e justiça, por Luiz Carlos Abritta - a quem fazemos coro -, de “O Mecenas de Minas Gerais”.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário