Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Edição 164 – Julho/2014
Mobilização Popular gera resultados também em Brumadinho
Governo do Estado garante implantação do serviço em Brumadinho no próximo mês

Moradores das localidades de São José do Paraopeba Marinhos, Sapé, Martins, Ribeirão, Coronel Eurico, Lagoa, Aranha e Marques serão contemplados com uma nova linha de ônibus direto dessas localidades para Belo Horizonte. Antes, para irem para BH, esses moradores tinham que pagar duas passagens, uma de lá até o Centro de Brumadinho e outra para a capital. Agora, podem seguir viagem diretamente para Belo Horizonte.   
A Prefeitura garantiu junto ao Governo do Estado a implantação da linha direta de São José do Paraopeba a Belo Horizonte. No último dia 25 de julho, o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Torres Sampaio, informou ao Prefeito Brandão que a linha deve entrar em operação até o dia 30 de agosto próximo. A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) devia publicar no Minas Gerais, órgão oficial dos Poderes do Estado, até o dia 31 de julho, a o aviso de criação da linha de São José do Paraopeba a Belo Horizonte, conforme garantiu o secretário ao prefeito de Brumadinho. A linha foi viabilizada após acordo firmado pela Setop com as empresas Saritur e Santa Fé, que vai operá-la.
De acordo com informações da Prefeitura, após a publicação do aviso, a Setop estipula um prazo de 10 dias para eventuais contestações. Terminado o prazo, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHtrans) tem que autorizar a criação de pontos de parada do ônibus na capital. Assim, definidos os pontos de parada, a linha começa a circular.

Resultado de mobilização
 
Populares se manifestam em Melo Franco
A conquista da nova linha só foi possível depois de mobilização por parte da população. Depois de bloquear a estrada, os moradores exigiram reunião com SARITUR e Prefeitura, quando foi apresentada a reivindicação. Depois disso, ainda foi feita novo bloqueio de estrada em Melo Franco (ver matéria nesta edição).  

O ônibus sairá de São José, passando por Marinhos, Sapé, Martins, Ribeirão, Coronel Eurico, Lagoa, Aranha e Marques, subindo até a BR-040.Embora a implantação de linhas intermunicipais seja competência exclusiva do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, o Prefeito Brandão assumiu o compromisso junto às comunidades de interferir junto ao governo mineiro para acelerar a criação da linha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário