Edição 164 –
Julho/2014
Editorial
Por
uma vida melhor!
E o Terminal Metropolitano de Sarzedo
acabou sendo fechado apenas duas semanas depois de ter entrado em operação. A desativação do Terminal significou uma importante e bela vitória das
populações de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo. È verdade que os prefeitos
das três cidades foram sensíveis às reclamações da população e cumpriram seu
papel de defender essa população das arbitrariedades do Governo de Minas e da
SARITUR. Porém, mais verdadeiro ainda é o fato disso só ter acontecido depois
da mobilização da população. No dia em que o Governador, acompanhado de Diniz
Pinheiro, Toninho Pinheiro, Ione Pinheiro, Pinheirinho, vários prefeitos –
inclusive os de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo – anunciava a inauguração do
Terminal, os políticos aplaudiram e fizeram discurso elogiando a obra. Mas,
inaugurado o Terminal, os problemas começaram, e a população reagiu de pronto.
Dezenas de
reclamações foram encaminhadas à Prefeitura, usuários foram à Câmara reclamar,
gabinetes de vereadores foram visitados, um abaixo-assinado foi elaborado, um
grupo foi criado em rede social, o telefone do DER-MG tocou tanto que o órgão o
desligou, a população de Sarzedo impediu qualquer ônibus de entrar ou sair do
Terminal.
Do lado de cá,
no nosso interior, foi também a mobilização popular, com a ousadia legítima de
fechar estradas por duas vezes, botando fogo literalmente no descaso da SARITUR
que obrigou o DER-SETOP a colocar uma linha saindo de São José do Paraopeba
para BH.
Foi a
mobilização popular que fez os políticos agirem, que garantiu a vitória aos
usuários do transporte coletivo. Esta é a lição que fica para todos,
especialmente para os usuários desse transporte.
Já outro evento
municipal mostrou a desmobilização de nossa população. Foram as reuniões
públicas criadas pela Lei Municipal nº 2018/2013. A Lei
prevê que, em todo mês, uma das Secretarias da Prefeitura Municipal preste
esclarecimentos e informações para a população, através de reuniões públicas,
sobre seus projetos, ações etc. A Secretaria deverá se pronunciar sobre o que
fez, os resultados e o que pretende fazer. A Lei prevê também que metade do
tempo seja para participação da população. Nesse momento, toda e qualquer
pessoa pode falar à vontade, fazer perguntas, elogios, sugestões e reclamações.
As reuniões acontecem sempre na última terça feira do mês, à noite. É um
projeto inovador, que tem tudo para dar certo se a população participar. É uma excelente oportunidade para influenciar nos rumos da
cidade, uma bela forma de cobrar transparência da Prefeitura e de dar nossos
palpites e ideias. Mas só vai funcionar se a população participar. Se a
população não participar, vai continuar com o está acontecendo: a Prefeitura
vai continuar cumprindo a Lei, mas a reunião só vai servir para que a
Prefeitura fale para seus próprios funcionários que exercem cargos de chefias
e, basicamente, por isso, participam da reunião, funcionários que estarão ali
apenas para “dar uma força” para os colegas secretários e a outras chefias, ou
porque foram “convidados” para estarem na reunião, como aconteceu na última
terça feira, quando a Secretaria de Saúde compareceu à Câmara. A população
ainda não incorporou para si essa conquista, esse canal de participação. Assim,
ele tem virado apenas um espaço de propaganda da Administração Municipal.
Reinaldo Fernandes Editor |
Reclamar
é importante, é verdade! Porém reclamar apenas, falar de longe, não resolve. A
gente tem que participar se quisermos mudar a realidade! Temos que criticar,
mas temos também que sugerir, propor, ajudar!
As eleições
estão aí. Os políticos são, sim, importantes. Mas a vida, pode acreditar, caro
leitor, só muda pra valer com a participação popular. Votar bem. E participar
melhor ainda. Eis a receita para uma vida melhor.
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