Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Edição 202 – Setembro 2017
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e de obter um diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha ocorre com bem mais intensidade ao longo do mês de outubro, e o símbolo utilizado é um laço cor de rosa.
Esse movimento começou a surgir lá pelo ano de 1990 na primeira Corrida pela Cura, que foi realizada em Nova York. Anos mais tarde, começou a ser realizado o Outubro Rosa em vários lugares pelo mundo afora. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. O tratamento é oferecido pelo Ministério da Saúde por meio de atendimento no Sistema Único de Saúde, o SUS. Em geral, 50% dos casos de câncer de mama são diagnosticados em estágios avançados.


Prevenção é o melhor remédio

Praticar exercícios físicos regularmente diminui as chances de se desenvolver o câncer de mama. Ingerir bebida alcoólica em excesso aumenta as chances de se desenvolver o câncer de mama. Apesar de raro, homens também podem ter câncer de mama.
Ter atenção e cuidado com o seu estilo de vida e fazer os exames preventivos regularmente são essenciais para diminuir o risco de câncer de mama.
Quanto mais cedo o câncer de mama ser diagnosticado, maiores são as chances de cura, como já aconteceu com inúmeras mulheres de Brumadinho.

O que aumenta o risco?

O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de 4 em cada 5 casos ocorrem após os 50 anos). Outros fatores que aumentam o risco da doença são: Fatores ambientais e comportamentais: Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo de bebida alcoólica; Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).
Fatores da história reprodutiva e hormonal: primeira menstruação antes de 12 anos; não ter tido filhos; primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona); ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.
Fatores genéticos e hereditários*: história familiar de câncer de ovário; casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos; história familiar de câncer de mama em homens; alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
*A mulher que possui um ou mais desses fatores genéticos/ hereditários é considerada com risco elevado para desenvolver câncer de mama.
A Secretaria Municipal de Saúde está preparando diversas atividades para conscientizar a população e incentivar as mulheres no autocuidado. Fique atento às atividades preparadas em cada unidade de saúde e mantenha-se em dia com a sua saúde.

Com informações do DOM nº 1008, de 5 de outubro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário