Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 23 de novembro de 2013

Edição 155 – Outubro/2013
Audiência sobre Plano Diretor esvaziada
Uma lástima a última Audiência Pública sobre o Plano Diretor de Brumadinho. Realizada no dia 21 de outubro, na Câmara, com início às 20 horas, a audiência contou com presença de apenas 19 pessoas. Dessas, 15 eram dos órgãos públicos: alguns da Secretaria de Planejamento e Coordenação, um atual e um ex-secretário adjunto, servidores da Câmara, vereadores. A propósito, apenas 6 dos 13 vereadores. Os outros 4 eram pessoas da sociedade.     

Audiência Pública sobre trânsito
No dia 23 de outubro, a Câmara Municipal realizou Audiência Pública sobre o problemático trânsito de Brumadinho, requerimento do vereador Helbert Firmino Pena. Participaram da Audiência em torno de 25 pessoas, sendo 2 secretários de governo; um representante da Polícia Militar, Sargento Anderson Mangela Maciel; o representante do Setransb, Nivaldo Silva Pereira; os vereadores Helbert Firmino Pena, Hideraldo Rogério Santana, Carlos Mendes, Ronaldo do Tejuco, Alessandra Cristina, Renata Parreiras e Reinaldo Fernandes, e vários servidores do Legislativo.  Da sociedade civil, apenas umas cinco pessoas.
Diante do número reduzido de presentes, a Presidente da Câmara, Renata Parreiras, conduziu a reunião de maneira menos formal, numa roda, sem microfones.

Discussão

Após as falas das presentes, a palavra foi passada ao Secretário de Planejamento, José Bones, que tentou esclarecer vários pontos, e repassar informações sobre os projetos sobre trânsito. Entre os questionamentos estavam o asfaltamento da estrada na Serra da Conquistinha; o tráfego de caminhões dentro da cidade; as calçadas irregulares; falta de sinalização interna; a questão do congestionamento  no centro de Casa Branca; a possibilidade de se implantar o estacionamento rotativo na região central de Brumadinho; a falta de fiscalização dos motoristas que estacionam e param em locais inadequados. O Secretário garantiu que a prefeitura está criando uma Secretaria competente para se empenhar nas resoluções dos problemas.
O Secretário José Bones apresentou projetos de alteração de vias, construção de pontes e anel viário em torno de Brumadinho, mas esclareceu que tais ações não serão feitas em apenas uma gestão, devendo ter continuidade no próximo governo. Disse ainda que todos os projetos estão à disposição de qualquer cidadão na Secretaria Municipal de Planejamento.

Roubos seguidos em floricultura
Proprietário de uma floricultura próxima à policlínica Municipal reclama da falta de segurança em Brumadinho. Por três vezes seguidas sua loja foi roubada. Os ladrões, conhecedores das plantas, levaram – em todas às vezes – as plantas mais valiosas. O proprietário já acumula mais de R$ 2.000,00 (dois mil reais) de prejuízos e acredita que os ladrões já sabem até a quem vender as plantas. Fica a sugestão paras a Polícia Militar intensificar a ronda na região.

Av. Rio Paranaíba: mais dinheiro público na obra
As obras na Avenida Rio Paranaíba, no bairro do Jota, parecem não ter fim. Moradores entram em contato com a redação do jornal para reclamarem do que consideram desperdício de dinheiro público. Novamente estão acontecendo obras na rua.  Nos primeiros meses do ano a rua ficou interdita em uma das pistas e forma feitas obras. Pelo visto, não resolveram os problemas de drenagem, redes de esgoto e de água da rua. 

Exposição sobre animais peçonhentos
Acontece no próximo dia 12, terça feira, uma exposição sobre animais peçonhentos. E evento será realizado na Praça da Rodoviária e tem por objetivo “informar a população sobre medidas preventivas, bem como de tratamentos em casos de acidentes com serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos.
“A atividade é uma parceira entre os Serviços de Toxicologia do Hospital João XXIII, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Cultura e Eventos e Secretaria de Ação Social”, informa Marcos Antônio da Silva, o Marquinho da Sapatinha, que trabalha no João XXIII e está è frente do evento. “Serão afixados banners, distribuído material informativo e o Coordenador de serviços de Toxicologia do Hospital João XXIII enviará equipe de apoio para as explicações, exposições e orientações de como se prevenir de acidentes com esses animais”, completa Sapatinha.
A exposição acontece das 10 às 17 horas.

Liga de Desportos promove campeonato regional para a garotada
“Enquanto a garotada está aqui no campo, não está fazendo nada de ruim”, nos dizia diz Valdenir de Castro, o Ni, Presidente da Liga Municipal de Desportos de Brumadinho, observando um dos jogos. A Liga está promovendo um campeonato regional para a garotada nascida de 1998 a 2002.  Participam do campeonato os times Canto do Rio F. C., Brumadinho F. C., Aliança (de José Henriques), Juventus (de Tejuco), Estação Conhecimento, Itaguaense (de Conceição de Itaguá) e os Projetos I e II da Prefeitura Municipal (que reúnem a meninada de Aranha, Casa Branca, Piedade e Marinhos). Cada time apresenta 3 equipes, de três categorias divididas pelas idades.

No último sábado, 2 de novembro, jogaram no Estádio João Gomes o Canto do Rio e Itaguaense.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário