Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 23 de novembro de 2013

Edição 155 – Outubro/2013
Prefeitura realiza Seminário do Idoso
A Prefeitura promoveu no último dia 25 de outubro o 1º Seminário do Idoso. O evento foi realizado na Câmara Municipal e havia tanta gente no início dos trabalhos que foi necessário que a organização buscasse cadeiras para que as pessoas se acomodassem, uma vez que as da Casa não foram suficientes.   
O foco do encontro, informou a Prefeitura, foi trazer o idoso para refletir sobre sua vida (alimentação, exercícios e cuidados especiais), bem como a vitalidade que ele representa na terceira idade. O evento foi aberto por Itamar José Barbosa, jovem de 29 anos e Presidente do Conselho Municipal do Idoso. Estavam presentes diversas autoridades, como o Prefeito Antônio Brandão e os vereadores Alessandra de Oliveira, Hideraldo Santana, Carlos Mendes e Reinaldo Fernandes.
Durante todo o seminário palestras, atividades especiais e orientações sobre saúde e qualidade de vida marcaram o dia dedicado às discussões sobre as políticas públicas à pessoa idosa. Além disso, foi feita uma exposição com materiais de artesanato feito por grupos da terceira idade desenvolvido pelos projetos do CRAS.

Preocupações

A preocupação sobre os cuidados especiais e a valorização à pessoa idosa tem sido discutida devido ao aumento significativo da população acima de 60 anos, no Brasil e em nosso município, o que leva a necessidade de novos investimentos em políticas públicas em todos os níveis. A pessoa idosa precisa ter garantidos seus direitos e deveres e levantar a bandeira do envelhecimento saudável, razões para a realização do seminário. O evento fez parte de uma série de atividades que foram promovidas pelas Secretarias Municipais de Ação Social e Saúde, durante o mês de outubro, em comemoração ao mês do idoso.

Apesar da importância do evento, houve também reclamação. José de Oliveira, de Córrego de Alma, lembrou que não basta que esse tipo de atividade seja feita. Segundo o idoso, pessoa muito participativa de diversos movimentos sociais em Brumadinho, a Secretária de Saúde deveria dar o exemplo e cumprir o Estatuto do Idoso. Segundo Oliveira, isso não está sendo feito, apesar de suas constantes cobranças. “A prioridade garantida no Estatuto não é cumprida pela Secretaria”, desabafou Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário