Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 23 de novembro de 2013

Edição 155 – Outubro/2013
CENTRO DE ARTES E ESPORTES UNIFICADOS na COHAB não sai do papel e moradores enfrentam dificuldades
Por Gibran Dias

Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC 2. A PEC - Praça do Esporte e da Cultura, agora denominada CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados - compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. O objetivo dos Centros de Artes e Esportes Unificados é integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania. Em Brumadinho, o local escolhido para a implantação deste Centro foi o bairro Maria Ana de Souza – COHAB. As obras tiveram início no dia 4 de outubro do ano passado e o término estava previsto para 4 de outubro do corrente ano. Entretanto nada foi feito. Após as eleições municipais de 2012, as obras do CEU em Brumadinho foram paralisadas e permanecem assim até agora. Entramos em contato com a Secretaria de Obras e fomos informados que “as obras seriam retomadas nos próximos dias” e isto nos foi dito em maio deste ano – há cinco meses.

CEU COHAB não sai do papel e situação piora com entulho e lixo
O péssimo acesso ao CEU – COHAB incomoda moradores. Para piorar a situação em volta do Centro de Artes e Esportes Unificados na COHAB, a rua que dá acesso a ele continua debaixo de lama e poeira, servindo de estoque de barro, entulho e lixo. As pessoas que moram próximas ao local se sentem inconformadas com a condição e o tratamento que recebem: lama, barro e poeira nas portas, janelas e muros de suas casas. Há pouco tempo, moradores se reuniram na tentativa de “fechar a rua”, fazendo uma barricada modesta de galhos, terra, pneus e outras coisas – porém sem efeito e sucesso.

População da COHAB continua sem lazer

Após meses sem qualquer tratamento e continuidade, o campo Canelão, na COHAB, está recebendo reparos e melhorias na infraestrutura e no gramado. Usado há vários anos por moradores e até mesmo nas famosas Copas de Bairro de Brumadinho, o Canelão está fechado para a prática de futebol. Como o Centro de Artes e Esportes Unificados continua sendo um sonho distante, as crianças e adolescentes do bairro continuam sem ter onde brincar, jogar e se divertir.

Caminhões de mineradoras continuam a circular

Não dizemos ser um “problema” que caminhões das mineradoras – carregados ou não – continuam a circular pelas vias da cidade e principalmente nos bairros COHAB e Progresso; mas é algo que incomoda e atrapalha o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores. Mesmo com os avisos colocados pela Prefeitura, os motoristas insistem em percorrer a Avenida Inhotim, no Progresso; a Rua A, na COHAB e tantas outras vias. Já vimos caminhões com placas de Congonhas, Belo Horizonte, Itabirito, Ibirité, Igarapé, Contagem etc. Estes “desavisados” circulam livremente pela cidade, deixando sujeira por onde passam. Este caso também deve ser estudado e analisado pela Prefeitura com relação à implantação do CEU – COHAB no local escolhido: a entrada do Centro de Artes e Esportes Unificados da COHAB está logo no início da Estrada Conquistinha, utilizada há anos pelas mineradoras. Além de apresentarem certo risco à segurança daqueles que irão usar o CEU-COHAB, o peso dos caminhões poderá gerar rachaduras e problemas na estrutura do centro, somando a isso a poeira e o barro que, aparentemente, continuarão a fazer parte daquela localidade, pois até agora não vimos ou ouvimos nada da Prefeitura a respeito da pavimentação da Estrada Conquistinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário