Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 20 de outubro de 2012


Edição 141-Setembro/2012
Editorial
A corrupção avassaladora tomou conta da Prefeitura de Brumadinho

As eleições estão aí, faltam pouquíssimos dias. Isso será um alívio para a cidade inteira, não apenas para os candidatos cansados de tanto procurar votos aqui e ali, mas também para a população em geral.  Foi um período “pesado”.  Nunca antes na história deste Município se viu tanta pressão, tanta ameaça, tanta placa destruída, tantos panfletos agressivos, tantas ofensas nas redes sociais. As ameaças, intimidações, pressões, constrangimentos, atitudes claramente criminosas, foram elevadas a um nível nunca antes visto por aqui. Para muitos, o domingo será verdadeiramente o Dia da Independência e da Liberdade, que serão proclamadas por volta das 18 horas. 
Foi a própria população, servidores públicos ou não, que sofreu a cada dia com as ameaças, as agressões, chantagens e toda sorte de pressão, feitas sutilmente ou abertamente. Você, caro leitor, sabe disso: ou sofreu na própria pele, ou viu um membro da família sofrendo. Mas tudo isso está acabando neste domingo.
Neste processo, o jornal de fato buscou dar sua contribuição para uma cidade realmente democrática. Nesta edição, trazemos informações sobre fatos gravíssimas acontecidos na Administração de Nenen da ASA nos anos de 2009 a 2012. Não se trata de opinião do jornal, trata-se de denúncias feitas por 4 vereadores ao Tribunal de Contas do Estado de MG e entregues ao Presidente da Câmara com o requerimento de abertura de uma CPI. Não se trata também de julgamento ou afirmação de que o prefeito seja criminoso. Não: todos são inocentes, até que se prove o contrário. Trata-se apenas de informar à população o que está acontecendo na cidade: informação é direito de todo cidadão. Isso está na lei! E, por isso, esperamos que a casa e a família da equipe do jornal não sejam agredidas, nem que lhes atirem - ou mandem - atirar pedras ou balas de revólver em seu Editor.
De acordo com o documento entregue ao TCE, a corrupção avassaladora tomou conta da Prefeitura de Brumadinho. Superfaturamento de obras em mais de 300%; direcionamento das “licitações” para apenas 3 empresas: a Império, do irmão do prefeito; a Ether, cujo proprietário real seria Iraci, filho de Custódio do Lico e irmão da Secretária de Administração de Nenen da ASA, Iracema Aparecida da Silva; e a Engebrum, que teria como proprietário real o irmão do Presidente da Câmara e aliado do prefeito, Leônidas Maciel.
Mas a coisa não para aí: falta de transparência nos processos licitatórios; processo com apenas uma empresa participante, crimes cometidos contra o patrimônio da população, especialmente a mais carente; corrupção ativa.
Aos leitores, cabe a leitura crítica de cada página deste jornal. Aos eleitores, cabe o poder - que queiram ou não, é do povo, e de mais ninguém! - o poder de decidir quem serão novo prefeito de Brumadinho e os novos vereadores. A Deus, cabe a proteção de todos nós. Amém!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário