Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 9 de março de 2013



Dieta para criança gordinha


Antigamente e para algumas pessoas nos dias de hoje o bebê bonito é o bebê gordinho. Todos apertam suas bochechas e ainda falam: que gracinha ou que fofinho! O problema é que bebê gordinho frequentemente se torna uma criança gordinha e um adulto obeso.
A obesidade infantil é uma doença séria e traz consigo inúmeras consequências como doenças cardíacas, ortopédicas, pulmonares, psicológicas, etc. Seu tratamento pode ser difícil por causa dos vários aspectos emocionais e sociais envolvidos nesse processo.  A maioria das mães não sabe como regular a alimentação do seu filho, muitas vezes não sabem recusar o pedido de um filho quando se trata de alimentos.
Mas também existem mães que podem chegar ao extremo: oferecem shakes emagrecedores, proíbem a qualquer custo que a criança coma algo. Algumas colocam a culpa em um alimento (nunca mais você vai comer “tal coisa", isso engorda!) ou separam uma comida diferente da família só para aquela criança, não façam isso. Ameaçar, relembrar a criança que ela precisa ter disciplina não funciona e aumenta sua ansiedade.
Ao invés do "proibir" e "cortar", que tal investir em incentivar e incluir? Incentivar a refeição em família, incentivar uma compra divertida na feira, incentivar em uma brincadeira que apresente alimentos diferentes que a criança nunca comeu. Incluir mais vegetais nas refeições e mais frutas frescas no dia-a-dia. Levar criança para a cozinha, comer mais em casa e menos em lanchonete, conversar mais com os pais, brincar e assistir menos televisão. Não ofereça doces e guloseimas como recompensas e nem outros alimentos como castigo. A melhor solução sempre é a prevenção, mas você tem uma criança acima do peso em casa procure um profissional da área de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário