Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 9 de março de 2013


Edição 146 - Janeiro/2013
Editorial

De águas, lixo e amadorismo

Nesta edição mostramos que a cidade continua com vários problemas sérios. Um deles diz respeito à questão da água. Os moradores de Conceição de Itaguá (Brumado) continuam com problemas para ter uma boa água em suas torneiras. A localidade não é servida pela COPASA. E, por falar em água, outra matéria que trazemos nesta edição mostra que o ex-prefeito Nenen da ASA (PV) desdenhou o dinheiro oferecido pelo governo estadual para desassoreamento do Rio Paraopeba. Curiosamente, episódio envolvendo uma aliada de Nenen impediu que a Administração de Antônio Brandão (PSDB) realizasse um pré-carnaval marcado para o dia 1º de fevereiro. O evento tinha sido mudado do Estacionamento exatamente porque a Administração de Brandão temia o enchimento do Rio Paraopeba, que não foi desassoreado por Nenen da ASA.
E as águas continuam movimentando nossa edição. Agora é a vez das águas das chuvas. Que provocaram estragos em vários lugares de Brumadinho, e, via de regra, por causa de serviço mal feito por administrações anteriores.  
Enquanto isso, a Associação de Catadores de Material Reciclável do Vale do Paraopeba – ASCAVAP – foi encontrada entregue às traças. Ou aos ratos, para sermos mais verdadeiros. A situação da Associação é preocupante. Uma entidade que presta um serviço de suma importância ao Município precisa, urgentemente, ser olhada com outros olhos. Se não for por solidariedade, pelo menos por entender que, sem ela, teríamos mais problemas do que já temos para cuidar do nosso lixo de cada dia.
Todos esses problemas e inúmeros outros – como o do trânsito – clama da atual administração muito profissionalismo. O Governo Municipal precisa ser mais sério, e encarar a gestão de forma mais profissional. O tempo do amadorismo precisa ser deixado pra traz. As obras não podem ser feitas por empresas irresponsáveis e profissionais “meia-colher”, como se diz no ditado popular. Além disso, o dinheiro público, que é do público, deve ser sagrado. E não pode ser desperdiçado ao-deus-dará!


Edição 146 - Janeiro/2013
Só Rindo

BOA RESPOSTA
Um mecânico está desmontando o cabeçote de uma moto, quando ele vê na oficina um cirurgião cardiologista muito conhecido. Ele está olhando o mecânico trabalhar. Então o mecânico pára e pergunta:
- 'Ei, doutor, posso lhe fazer uma pergunta?'
O cirurgião, um tanto surpreso, concorda e vai até a moto na qual o mecânico está trabalhando. O mecânico se levanta e começa:
- “Doutor, olhe este motor. Eu abro seu coração, tiro válvulas, conserto-as, ponho-as de volta e fecho novamente, e, quando eu termino, ele volta a trabalhar como se fosse novo. Como é então, que eu ganho tão pouco e o senhor tanto, quando nosso trabalho é praticamente o mesmo?”
Então o cirurgião dá um sorriso, se inclina e fala bem baixinho para o mecânico:
- 'Você já tentou fazer como eu faço, com o motor funcionando?'

Moral da História:
“Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.”

MUITA CALMA!
Entra um senhor desesperado na farmácia e grita:
- Rápido, me dê algo para a diarréia! Urgente!
O dono da farmácia, que era novo no negócio, fica muito nervoso e lhe dá o remédio errado: um remédio para nervos. O senhor, com muita pressa, pega o remédio e vai embora.
Horas depois, chega novamente o senhor que estava com diarréia e o farmacêutico lhe diz:
- Mil desculpas senhor. Creio que por engano lhe dei um medicamento para os nervos, ao invés de algum remédio para diarréia. Como o senhor está se sentindo?
O senhor responde:
- Todo sujo.... mas tô tranquilo.

Moral da História:
"Por mais desesperadora que seja a situação, se estiver calmo, as coisas serão vistas de outra maneira".

Problema é sério
O sujeito vai ao psiquiatra
- Doutor - diz ele - estou com um problema: Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!
- Deixe-me tratar de você durante dois anos, diz o psiquiatra. Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.
- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.
- R$ 120,00 por sessão - responde o psiquiatra.
- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.
Passados seis meses, eles se encontram na rua.
- Por que você não me procurou mais? - Pergunta o psiquiatra.
- A 120 paus a consulta, três vezes por semana, durante dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.
- Ah é? Como? Pergunta o psiquiatra.
O sujeito responde:
- Por R$ 10 ,00 ele cortou os pés da cama...

Moral da História:
Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples!
há uma grande diferença entre foco no problema e foco na solução.

Edição 146 - Janeiro/2013
Social
NIVERS E MAIS NIVERS
Neste sábado de carnaval, nosso amigo Luciano Passos (Farmácia São Geraldo e Bio Comunicação) com certeza vai reunir os amigos para comemorar mais um niver. Já no dia 15 é a vez de Dênis Lúcio dos Santos, o pai do João Pedro. Gláucia Amaral sopra velinhas no dia 23, mesma data em que o Secretário de Saúde comemora.
O niver da professora Luciana de Souza Assis (Residencial Bela Vista) abre as festas do mês de março, no dia 2. Denilson Silva, o Denilson do grupo Amantes do Samba. E Custódio Antônio Passos, o Toddy (Santa Efigênia) comemora no dia 5.
Vamos desejar que o niver deles seja bonito feito céu azul, feito criança sorrindo, feito lua cheia! Alegria, paz e muito amor para todos!



Edição 146 - Janeiro/2013
Inauguração da nova sede do CEP

Foi inaugurada a nova sede do Centro de Ensino Profissionalizante – CEP. O evento aconteceu na noite do dia 6 de fevereiro. A sede fica localizada à rua Barão de Rio Branco, 65, ao lado de Igreja Matriz de São Sebastião. O CEP oferece cursos, com aulas dadas por voluntários, certificando ao final. Em funcionamento desde 2005, a entidade garante que já certificou mais de 3.000 alunos.
Na mesma noite, o artista plástico Marquin Pinta inaugurou um projeto que trabalha a partir de “games”. O projeto tem por objetivo oferecer gratuitamente jogos às crianças da cidade, desde que elas apresentem boletins escolares com boas notas. “É uma forma de retribuir tudo que eu recebi”, disse à reportagem do de fato o artista. O projeto será bancado por comerciantes e outros patrocinadores locais.
Estiveram presentes na inauguração várias autoridades, como o pároco da cidade, Pe. Renê; os vereadores Reinaldo Fernandes (PT), Hideraldo Santana (PSC), Herbert Firmino, e as vereadoras Alessandra do Brumado (PPS) e Renata Marilian (PSB), representantes da Vale, o vice-prefeito, dentre outras.
A cerimônia foi aberta por Ivanir, que foi apresentado ao público como fundador do CEP. Todos que fizeram uso da palavra centraram seu discurso em elogiar Ivanir.       
  

Edição 146 - Janeiro/2013
ASCAVAP necessita de ajuda urgente

A Associação de Catadores de Material Reciclável do Vale do Paraopeba – ASCAVAP - é conhecida em todo o município por promover o importante trabalho da Coleta Seletiva. Sempre com dificuldades, a associação mantinha a coleta nos bairros, fazendo a triagem e vendendo o material para recicladoras, gerando renda para os catadores e colaborando com a melhoria da qualidade ambiental de nossa cidade.
A associação passa por graves problemas estruturais e financeiros, situação que vem se agravando nos últimos anos.
De acordo com a gestora Izaclan Cristina Silva, a Iza, servidora cedida da Prefeitura de Brumadinho para auxiliar os catadores, um grave problema é a falta de segurança no local. “A área da ASCAVAP não é cercada, pessoas já entraram e roubaram a fiação elétrica e peças dos equipamentos dos catadores”, denuncia. Os trabalhadores também perderam boa parte do material recolhido e que, não sendo triado a tempo, acabou virando resíduo sem utilidade. “Com o auxílio da Prefeitura já tiramos treze caminhões de lixo. São resíduos que não conseguimos triar”, afirmou.

Falta de tudo, até comida

Não é só isso, o caminhão que fazia a coleta do material reciclado em Brumadinho está estragado e a coleta foi, mais uma vez, prejudicada. A coleta está sendo feita com outro veículo, inadequado para o trabalho. Os catadores estão a três meses sem receber e passando muitas dificuldades. Os associados só recebem pelo que conseguem triar e vender. Não possuem salário e a renda mensal gira em torno de 300 a 400 reais por mês. No entanto, como eles precisam fazer tudo, ou seja, sair no caminhão pela cidade recolhendo o material, só para depois triá-lo, falta tempo para essa última atividade. O que garante o dinheiro aos catadores é exatamente a triagem, seguida da prensagem e a venda. A situação é tão complicada que até alimentos para o almoço está faltando. Isso foi amenizado porque a Adorar Alimentos, empresa produtora de gêneros alimentícios sediada em Conceição de Itaguá, se comprometeu a fazer doações semanais de carne para os catadores.
Mas os problemas não param aí. Todos os convênios anteriormente firmados pela entidade (com a Petrobrás, mineradoras etc) estão desativados, o lixo estava acumulado em todos os lugares, havia muito mato e desorganização. O pagamento do INSS dos trabalhadores está atrasado, vidros das janelas quebrados e ratos tinham tomado conta do lugar. “A prefeitura tem nos ajudado muito, estamos consertando as coisas gradativamente”, disse Iza Cristina. “Mas precisamos de um outro galpão, de consertar a prensa, e de resolver o problema da coleta nas casas. Cada vez que os catadores com o caminhão, o material vai se acumulando aqui”, explica.       

Vereadores visitam entidade

Dois vereadores estiveram recentemente visitando a ASCAVAP. “Precisamos mobilizar cidadãos e empresas para ajudar os catadores. A ASCAVAP promove um serviço muito importante para Brumadinho e temos o dever não só de promover a manutenção da entidade neste momento difícil como também ampliar sua área de atuação para que a coleta seletiva alcance todo o município de Brumadinho“, diz Alessandra do Brumado (PPS), que “se reuniu com os administradores da entidade com o objetivo de conhecer melhor as demandas e necessidades dos catadores”.
Já o vereador Reinaldo Fernandes (PT), acompanhado de seus assessores, Gibran Dias e Márcio Leal, estiveram na entidade conversando com a gestora e os trabalhadores no último dia 4 de fevereiro. Fernandes informou à Gestora que “o Projeto de Governo do Prefeito Brandão trata a ASCAVAP como uma entidade que deve receber tratamento prioritário do Governo, tamanha é sua importância para o Município.”
O vereador comprometeu-se a colaborar com a entidade e colocou seu gabinete à disposição, inclusive para discutir formas legais de a Prefeitura poder ajudar financeiramente a instituição. Sugeriu à gestora que o fórum de discussão sobre a ASCAVAP – que existia e ficou desativado nos últimos anos – seja reativado, convidando pessoas de boa vontade que queiram ajudar. 
A vereadora Alessandra se comprometeu “em ajudar e intervir junto ao Executivo para buscar soluções e recursos para ajudar a entidade.” A Vereadora protocolou uma “Indicação” ao prefeito Antônio Brandão (PSDB), solicitando ao Executivo “que seja intensificado o auxilio financeiro e de pessoal para a ASCAVAP”, tendo em vista a importância da associação para nosso município.

Edição 146 - Janeiro/2013
Problema com a água de Conceição de Itaguá

Moradores de Conceição de Itaguá se reuniram no dia 10 de janeiro para discutir um assunto que muito incomoda a localidade, as condições da rede de captação de água.
A reunião, que contou com aproximadamente 35 moradores na Capela de Nossa Senhora do Rosário, teve início com uma apresentação das atuais condições da rede que abastece todo o Distrito. Os problemas apontados são muitos, como pontos de captação completamente desprotegidos, risco de contaminação por fezes e animais mortos, risco de entupimento do encanamento pelo acúmulo de folhas e galhos, deterioração do encanamento e desperdício da água captada.
Os moradores discutiram as responsabilidades de manutenção do serviço e a necessidade de se unirem para promover os consertos necessários. De acordo com a Vereadora Alessandra do Brumado (PPS), que também participou da reunião, “deve-se pensar primeiramente nas melhorias de captação da água. Depois que a água estiver devidamente encanada, implantamos um sistema de gestão com a associação”, ressaltou. Na Câmara, Alessandra protocolou uma “Indicação” ao prefeito Antônio Brandão (PSDB), solicitando que a Prefeitura “promova a ampliação, melhoria e manutenção do sistema de abastecimento de água de Conceição de Itaguá e região”.

Edição 146 - Janeiro/2013
Dilma (PT) sanciona lei que reduz conta de luz

A Presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.783, de 11 de janeiro de 2013 que possibilita a redução média de 20,2% nas conta de luz. No entanto, em Minas Gerais, a redução será menor. O governador Anastasia (PSDB) não permitiu que a CEMIG aderisse à prorrogação dos contratos com o Governo Federal.
As medidas para a redução serão acompanhadas com o aumento da fiscalização e punições mais severas para empresas que descumprirem contratos.
A lei sancionada por Dilma (PT) prorroga as concessões de geração de energia elétrica e reduz encargos setoriais de forma a oferecer tarifas menores ao consumidor. A nova legislação renova as concessões de distribuidoras e geradoras de eletricidade e cria as condições para a redução média de 20,2% nas contas de energia. A redução das tarifas será possível porque o governo decidiu antecipar a renovação das concessões para as empresas de geração, de transmissão e de distribuição de energia elétrica que venceriam de 2015 a 2017, além de reduzir ou retirar encargos do setor. A CEMIG não quis aderir à prorrogação.
De acordo com o texto, as concessões de geração de energia elétrica poderão ser prorrogadas uma única vez, pelo prazo de até 30 anos. Para ter o contrato de geração renovado, as concessionárias deverão atender aos requisitos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel - em relação a tarifas e qualidade do serviço. O pedido de prorrogação deve ser feito pela concessionária com antecedência de 24 meses do fim do contrato ou outorga.
A Agência também disciplinará o repasse, para a tarifa final paga pelo consumidor, de investimentos necessários para manter a qualidade e continuidade da prestação do serviço pelas usinas hidrelétricas.
“No início de 2013, a conta de luz ficará até 16,2% mais barata para as residências e até 28% para as indústrias, dependendo do nível de tensão. Será a maior redução nas tarifas de energia elétrica já registrada no Brasil. Esta redução trará menos gastos para as famílias e mais competitividade para nossas indústrias, que poderão oferecer produtos mais baratos para toda a população”, explica a presidenta Dilma Rousseff (PT).

Tesouro Nacional

A redução de tarifas de energia para o consumidor só foi possível por que o governo diminui o montante que o Tesouro Nacional terá de desembolsar. A taxa de fiscalização cobrada pela Aneel nas contas de luz foi reduzida de 0,5% para 0,4%.
Como a taxa tem impacto direto sobre a tarifa final, a Aneel dividirá com o Tesouro os custos para reduzir o preço da energia no nível estipulado pelo governo. Na prática, a perda de arrecadação da agência reguladora beneficia o Tesouro, que precisará pagar menos para garantir o barateamento das contas.

Geração de energia

A lei também prevê a possibilidade de que usinas térmicas consideradas estratégicas pelo governo possam ser contratadas diretamente como energia de reserva, em vez de passarem por licitação. Esse sistema é aplicado nas contratações de usinas de biomassa e eólicas (movidas a vento) e foi estendido às termelétricas cujas concessões vençam daqui para a frente. 
Até agora, essas usinas podiam vender a energia não utilizada no mercado livre, que cobra preços altos quando os reservatórios das hidrelétricas estão baixos. No novo modelo, as termelétricas que forem contratadas como energia de reserva receberão uma remuneração fixa quando a energia não precisar ser usada. Se for necessário despachar a eletricidade, as usinas serão remuneradas pelo valor do combustível utilizado.
As informações são do Portal Brasil, de 15/1. 

Edição 146 - Janeiro/2013
Nenen da ASA (PV) esnoba verbas para desassorear Rio Paraopeba
Prefeitos deixam de pegar 30 milhões

“Depois da tempestade, a omissão do poder público. No último período chuvoso, dos 27 municípios banhados pelo rio Paraopeba, 19 foram atingidos pelo transbordamento do curso d’água. Um ano depois, nenhuma grande intervenção, como obras de desassoreamento, foi feita para evitar novas enchentes.” Foi o que publicou o jornal HOJEEMDIA, edição de 6 de janeiro de 2013, em matéria assinada por Ernesto Braga.
De 16 de dezembro de 2011 a 9 de janeiro do ano passado, 20 municípios da bacia do Paraopeba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e região central do Estado, decretaram situação de emergência ou registraram notificação preliminar de desastre. Desses, apenas Ouro Preto não foi afetado por inundações. Um desses municípios a decretar situação de emergência foi Brumadinho, que sofreu com a enchente.
Para evitar a repetição dos problemas na região, uma das mais devastadas, em Minas, pelos fenômenos naturais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) disponibilizou R$ 30 milhões para que os municípios desassoreassem o Paraopeba nas áreas urbanas. A medida poderia prevenir enchentes.
Segundo a Semad, era preciso apenas que as prefeituras solicitassem parte do recurso junto à Fundação Rural Mineira (Ruralminas), ligada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Por se tratar de obra em caráter emergencial, não haveria necessidade de licitação.

Falta de interesse de Brumadinho

Mesmo tendo o dinheiro disponibilizado, a Administração de Nenen da ASA (PV) não foi atrás da verba. “A Ruralminas ainda não recebeu solicitações formais dos 27 municípios banhados pelo rio Paraopeba para obras de desassoreamento”, informou a fundação.
Enquanto isso, os moradores do canto do Rio, da COHAB e os que vivem próximo ao Paraopeba continuam convivendo com o risco de morte ou de a enxurrada invadir as moradias, levando tudo o que elas conquistaram.
“Deixamos de comprar móveis e já estamos acostumados a ter que sair de casa todo ano. Falam que o custo para desassorear o rio é alto, mas quando tem a verba, não fazem nada”, lamenta Magna Kely de Oliveira, de 33 anos.
A atitude do ex-prefeito verde torna-se ainda mais desastrosa quando comparada ao interesse dos cidadãos de Brumadinho em resolver o problema da enchente. É um desrespeito até mesmo contra seus aliados políticos e eleitores. Quem acompanhou os debates no período chuvoso pode ver como a população quer resolver o problema e está disposta a discutir soluções. 

Diagnóstico sobre ocupação não avança

Pontos de monitoramento foram criados no rio Paraopeba para o acompanhamento do volume e da qualidade da água. As informações são repassadas aos municípios pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam. As informações são repassadas para a Defesa Civil de Brumadinho e dos outros municípios e às vezes para os próprios moradores que têm seu número de telefone informado ao órgão estadual.
Segundo a Semad, também está em curso o mapeamento do esgoto jogado no rio. Posteriormente, ainda sem data definida, serão criadas diretrizes para reduzir o assoreamento do Paraopeba.

Só na promessa

Há um ano, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba – Cibapar - anunciou que mapearia as áreas habitadas do curso d’água. A ideia era apontar os fatores que contribuem para as inundações. Mas a promessa não foi cumprida. O Cibapar traça as metas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, que é ligado ao governo do Estado.
A Semad informou que o Cibapar tem autonomia para executar os próprios projetos. Também afirmou desconhecer a tal expedição que teria sido feita na Bacia pelo Comitê. Telefonemas feitos para o consórcio não foram atendidos.
O geólogo Edésio Teixeira de Carvalho, professor aposentado do Departamento de Geologia da UFMG, ressalta que as inundações estão relacionadas ao assoreamento do rio, provocado, entre outros motivos, pela ocupação irregular das margens. “Há uma deficiência de ações preventivas, tanto de obras quanto do uso e ocupação do solo”.

Edição 146 - Janeiro/2013
Pré-Carnaval é cancelado
Denúncia foi feita por aliada de Nenen da ASA

A Prefeitura Municipal de Brumadinho se viu obrigada a cancelar o seu o Pré-Carnaval, marcado para acontecer na noite do dia 1º de janeiro. O evento aconteceria, anteriormente, no Estacionamento na entrada do bairro São Conrado mas foi transferido por causa do temor de enchente, já que o local fica às margens do Rio Paraopeba. A Administração Municipal foi comunicada poucas horas antes de iniciar o evento, ficando impossibilitada de realiza-lo. “Uma denúncia formulada pela Senhora Gislene Parreira Zuza junto ao Ministério Público, às 14h54 da tarde desta sexta-feira, 1° de fevereiro, apontou supostas irregularidades na Quadra de Esportes, onde o Pré-Carnaval de 2013 seria realizado”, explicou em nota a Prefeitura Municipal.      
“Ressaltamos que a denúncia em questão reflete um claro viés político em retaliação à estrondosa derrota sofrida pela gestão anterior”, dizia a nota. Gislene Parreira Zuza, que apresentou sua denúncia no Ministério Público, ocupava cargo sem concurso público na Administração de Nenen da ASA e fez campanha para o candidato no último pleito.
A festa estava marcada para acontecer a partir das 20 horas e teria a participação de uma banda e uma bateria formada por vários grupos e blocos da cidade.

Irregularidades são antigas

Segundo a Prefeitura, “a existência de tais irregularidades (na Quadra Municipal) foi comunicada pelo Corpo de Bombeiros, no ano passado, à administração anterior.” Apesar disso, nenhuma providência foi tomada até o fim da última gestão, explicou.

Administração Nenen da ASA destrói arquivos

Em sua nota de esclarecimento, o Governo de Brandão garante que “os arquivos de documentos da Prefeitura foram destruídos pela gestão passada e, portanto, a atual administração não tinha conhecimento dos fatos nem recebeu notificação alguma a esse respeito até o momento”.
A Administração terminou sua nota garantindo que realizaria “um grande carnaval”. A festa estava marcada para ter início na última quinta-feira, com o Bloco Trem de Doido, do CAPS – Centro de Atenção Psico-social -, à tarde, continuando na sexta-feira (8) na avenida Vigilato Braga, no Centro da cidade.


Edição 146 - Janeiro/2013
NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dosímetros fornecidos pela Prefeitura de Brumadinho e utilizados pelos técnicos de radiologia da UPA estão dentro dos limites exigidos pela legislação sanitária.
Conclusão: tanto os técnicos como os pacientes estão protegidos. Além disso, para que a leitura dos dosímetros continue em dia, o contrato com a CNEM, a Comissão Nacional de Energia Nuclear, foi renovado pela atual gestão já no primeiro mês de governo.
Nesse ponto, vale ressaltar que um ofício, enviado à antiga administração do município em setembro de 2012, confirmava o encerramento da prestação dos serviços de monitoração individual externa. À época, no entanto, nenhuma providência foi tomada.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde confirma que os aparelhos de Raio X são seguros, pois passam por testes de prova exigidos pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, durante seis meses. 
O laudo que comprova essas informações é assinado pelo professor da Faculdade de Medicina da UFMG, Francisco Panadés Rubió, e pela coordenadora dos técnicos de Raio X, Erika Conceição Lara Maciel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário