Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 22 de março de 2014

Edição 159 – Fevereiro/2014
Carnaval da Família agrada brumadinenses
 
Amantes do Samba se apresentando
Não faltaram elogios para a nova passarela do samba em Brumadinho. Pela primeira vez, a folia aconteceu longe do Centro, no espaço que recebeu o nome de Antônio do Carmo Neto, ex-prefeito falecido em 2013. O novo espaço trouxe mais conforto, mais possibilidades de estacionamento dos veículos e quantidade maior de metros quadrados para a multidão se concentrar. Desde a entrada da Avenida, os foliões podiam ficar até a entrada da Rua A, atrás da Paulina.
Mas não foi apenas o espaço em si, a Prefeitura caprichou na organização. Além do espaço em si, atrás da Quadra de Esportes, a Av. do Inhotim foi fechada em todo o trecho próximo à Quadra e a Escola Paulina, foram colocadas arquibancadas, antiga reivindicação da população. Além de banheiros químicos em boa quantidade, espalhados em 4 lugares diferentes, havia ainda locais para lavar as mãos e eventualmente as cabeças mais bêbedas. O espaço foi divido com barras de proteção, o que não só permitia tranquilidade aos blocos em seus desfiles como impedia a aglomeração muita intensa dos foliões muito próximo uns dos outros.
Capricho também na segurança: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar em grande número e uma dezena de viaturas, além de reforço com segurança particular que a todos revistava antes de permitir a entrada no recinto.
As barracas também chamaram a atenção, padronizadas e bem dispostas. Cada uma representava um país que disputará a Copa do Mundo a partir de junho, concepção do artista Diego Penido, responsável pelo designer do espaço.          

Valorização da cultura local
 
Deiner e Gabi: esbanjando simpatia e criatividade
Outro ponto positivo no Carnaval da Família – A Copa passa por aqui- foi a valorização dos artistas locais. Propondo o resgaste das tradições do município, a Prefeitura de Brumadinho convidou os representantes dos blocos para comporem a comissão organizadora do Carnaval, o que resultou em aumento do número de inscrição que pulou de nove para 17 blocos na sede e mais sete nas outras comunidades do município, totalizando 24 blocos. O aspecto negativo foi o baixo número de participantes em cada bloco. A distribuição gratuita de abadás a partir apenas das informações dadas pelos representantes dos blocos também contribuiu para isso. Segundo um dos representantes, bastava que o responsável pelo bloco dissesse um número de inscrições para pegar a quantidade de abadás próxima ao numero informado. Assim houve bloco com menos de 200 abadás e outros com quantidade próxima a 800 abadás. No entanto, pelo que nossa reportagem observou dos blocos, eles tinham não mais do que algo próximo a cem foliões, caracterizando grande número de abadás desperdiçado.      
A prefeitura ainda contribuiu com os blocos com uma pequena quantidade de dinheiro para custear gastos, desde que cumprissem determinados critérios de participação.  

Artistas locais

Outra boa novidade do carnaval foi a valorização dos artistas locais. Nenhuma banda de fora passou por aqui. Toda programação incluiu artistas locais. Passaram pelo palco as 4 Corporações Musicais, Banda de São Sebastião, de Conceição de Itaguá, de Santa Efigênia e São José. Além delas, Sanrah e Batucabrum; Márcio Nagô, Amantes do Samba, Os Muleques do Samba e Quebra Samba.      

Outras atrações

O carnaval da Família, que teve início na quinta-feira, 27, com o desfile do Bloco Trem de Doido - formado pelos usuários do CAPS - ainda elegeu Rei Momo e Rainha do Carnaval, que tiveram que suar nas cinco noites para levar R$ 1.500,00 cada; teve UTI móvel; aconteceu no interior do Município (Casa Branca, Marinhos, Suzana); elegeu a melhor fantasia do bloco Cantoras do Rádio (homem vestido de mulher e mulher vestida de homem); distribuiu abadás para o Bloquinho das Crianças; distribuiu gratuitamente preservativos.

Até desfile do Bloco “Produção” aconteceu no dia de encerramento, com participação da moçada que foi a grande responsável pelo carnaval, com Marcelo Jabah, Diego Penido, Sandra Brandão, Thiago França, Cristiane Teixeira, Talles Costa, Mario Fabiano, Marcos Amorim, Advar, Arnaldo Rodrigues, Camila Amorim e Wanderley Pereira.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário