Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 17 de agosto de 2013

Edição 152 – Julho/2013
Tribunal derruba liminar que suspendia Taxa de Esgoto

Moradores de Brumadinho voltaram a receber a fatura da COPASA com a cobrança da Taxa de Esgoto. A COPASA derrubou na Justiça a Liminar que suspendia a cobrança da Taxa. A COPASA não trata um litro sequer de esgoto em Brumadinho, apesar do contrato assinado com o Município em 2008 para prestar esse serviço. Mesmo assim, o Tribunal de Justiça de MG aceitou como correta a alegação da empresa de que ela pode cobrar pela Taxa porque presta serviços à cidade. No entanto, o desembargador Alberto Vilas Boas, que derrubou a Liminar, deixa transparecer em seu voto que o direito do cidadão não está sendo cassado com sua decisão, e que ele está apenas suspendendo a Liminar (decisão temporária) de não cobrança. Diz ele: “Não resta demonstrado o dano irreparável ou de difícil reparação que os consumidores venham a sofrer caso tenham que aguardar a sentença do mérito, porquanto poderão ao final requerer a repetição do indébito das tarifas pagas preteritamente mediante compensação na fatura mensal de serviço”.
A questão da Taxa de esgoto foi levantada neste ano pelo vereador Reinaldo Fernandes (PT). O vereador petista, além de pedir á Justiça a suspensão da taxa por Liminar, pediu também à Justiça que os valores cobrados nos últimos cinco anos sejam devolvidos, com juros e correção monetária e em dobro (esse último item não solicitado pelo Ministério Público Estadual).

Recurso


O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão do Tribunal. “Infelizmente, essa é a Justiça no Brasil, que prefere defender os interesses dos acionistas da COPASA, uma empresa que, só nos últimos cinco anos, como ela mesma divulgou, obteve lucros na ordem de R$ 2,5 bilhões”, lamentou o vereador. “Apesar de a COPASA ter derrubado a Liminar, a Ação ainda será julgada em seu mérito”, lembra o petista. “A população ainda pode ter seu dinheiro devolvido”, completou Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário