Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 17 de agosto de 2013

Informe de Renata Parreiras


Em julho os vereadores completaram seis meses de trabalho. Fizemos um resumo da atuação de Renata Parreiras na Câmara Municipal de Brumadinho, com os principais projetos de lei apresentados.


Em julho os vereadores completaram seis meses de trabalho na legislatura que começou neste ano de 2013. Já no início de seu primeiro mandato, Renata Parreiras foi eleita presidente do Legislativo Municipal.

Nestes primeiros meses foram apresentados pela vereadora, e aprovados pelo Plenário, dois requerimentos, um projeto de lei, três resoluções da Mesa Diretora, três decretos legislativos e além, a presidente apresentou três moções e uma indicação ao Executivo, considerada por ela muito significativa.

Os requerimentos solicitaram ao executivo Municipal a lista de todos os imóveis da Prefeitura que estão cedidos à particulares e uma audiência pública, ainda a ser marcada, com o Executivo Municipal e mineradoras que atuam em Brumadinho. A vereadora pretende que mineradoras e prefeitura esclareçam quanto aos trabalhos sociais desenvolvidos em Brumadinho por tais empresas e o que o município tem recebido de contrapartida financeira e ambiental.

Entre os projetos criados e protocolados por Renata Parreiras, que ainda não passaram pelas comissões e plenária, estão o que proíbe o uso de animais em espetáculos circenses realizados no município de Brumadinho e a criação da Semana de Educação no Trânsito, que uma vez aprovado, promoverá a educação cidadã no trânsito.

Das indicações ao Executivo, a vereadora considera a mais importante, a que indica que o município promova a avaliação da Mobilidade Viária Urbana. “É de suma importância, devido ao aumento de nossa população e consequente aumento no fluxo de veículos. E não só isso: precisamos elaborar com urgência o Plano de Mobilidade Urbana, uma vez que temos até 2014 para apresentarmos o plano ao Ministério das Cidades”, disse.

Principais projetos de lei apresentados pela Mesa Diretora:
               
A Mesa Diretora do Legislativo, encabeçada pela presidente Renata Parreiras apresentou nestes primeiros meses três resoluções, que autorizou a celebração de convênio entre a Câmara e Faculdade Asa, a despesa com curso de pós-graduação para servidor do Legislativo e o que institui o Projeto Câmara Cidadã, considerado pela presidente como um dos marcos desta legislatura. “O convênio com a Asa na verdade foi novamente autorizado, uma vez que esta instituição já prestava serviços na Casa em outras gestões. E como é um serviço voltado para a população, achamos por bem autorizar”, disse a vereadora.
O Câmara Cidadã pretende levar reuniões públicas do Legislativo às comunidades da zona rural e periferias do Município, além dos serviços do SERAC e PROCON Câmara. “Creio que precisamos ir até as comunidades, que muitas vezes ficam esquecidas, e ouvir o que esta população tem a dizer. Certamente o Câmara Cidadã contribuirá para a democracia e participação popular mais ativa”, concluiu.  

Segundo a presidente da Casa, a criação de uma web rádio e organizar a memória histórica do Legislativo de Brumadinho, são também objetivos de seu mandato frente à presidência.
Para a vereadora, professora de história há 22 anos, o resgate da memória do Legislativo promoverá também a memória do município em si. “Estas são formas de divulgar melhor os trabalhos da Casa na atualidade e valorizar o que o Legislativo já fez pelo Município desde a instalação da Câmara Municipal no final dos anos 40”, concluiu a vereadora.

Quem é RENATA PARREIRAS:
Casada, mãe de 02 filhos, professora de história há 22 anos, Renata ingressou na vida política através do movimento sindical, onde defendeu os direitos e as melhorias para a classe dos servidores na educação, por cerca de 06 anos no SIND-UTE subsede Brumadinho.  
Disputou sua primeira eleição em 2012, elegendo-se vereadora e posteriormente presidente da Câmara Municipal de Brumadinho.
Renata Parreiras pretende lutar pela valorização da Mulher, em especial as que se encontram em risco social e pelos direitos dos Portadores de Necessidades Especiais, entre outros temas relevantes.

Matéria enviada pela Vereadora


Nenhum comentário:

Postar um comentário