Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


Edição 132-Dezembro/2011 - 2ª Edição
Dicas para uma alimentação equilibrada
Por Aline Leal

Como dito na ultima edição comer tornou-se uma ferramenta poderosa para a prevenção de várias doenças, mas como ela deve ser?  Pois bem, a palavra chave de tudo é variação. Uma alimentação equilibrada tem  como principio o consumo de alimentos de todos os grupos e dos tipos de alimentos de um mesmo grupo. Quanto mais variada for a alimentação diária, mais supridos estaremos de todos nutrientes de que nosso organismo necessita.
Os nutrientes essenciais ao organismo estão presentes em oito grupos de alimentos e cada qual contribui de modo particular para o equilíbrio da alimentação. A moderação sempre se faz necessária, pois tudo em excesso faz mal.
O primeiro grupo de alimentos corresponde ao  grupo dos cereais,  raízes e tubérculos. Nesse grupo os principais alimentos são: o arroz, o maçarão, o pão, bolo, biscoitos, cereais matinais, batata e mandioca. Esses alimentos são ricos em carboidratos por isso são os principais fornecedores de energia do organismo. Eles devem ser consumidos em praticamente todas as refeições, mas evite colocar mais de dois tipos em uma mesma refeição. Dê preferência a utilizá-los na sua na forma integral como: pão integral, macarrão integral, etc., por possuir mais quantidade de fibras, vitaminas e sais minerais.
O 2º grupo, das hortaliças, inclui todas as verduras e legumes. Esse grupo contém grandes quantidades de fibras e inúmeras vitaminas e minerais. Consuma pelo menos dois tipos diferentes de hortaliças em duas refeições diárias. Prefira hortaliças que possam ser consumidas cruas.
O grupo das frutas também oferece grandes quantidades de vitaminas e fibras, são boas opções como complementos de lanches, sobremesas e sucos. Seu consumo deve ser diário e  de pelo menos três diferentes frutas ao dia. É importante estar atento a alguns fatores na hora de escolher as frutas, legumes e verduras: prefira os de época, pois estarão mais baratos e frescos e também com maior quantidade de nutrientes.
As carnes e ovos são fontes importantes de proteína. As proteínas são necessárias para a construção e manutenção dos tecidos como a pele e cabelo, do sistema imunológico e muitas outras funções importantes. Prefira as carnes brancas como a de peixes e aves por possuírem menor quantidade de gordura ruim. Quanto ao preparo, dê sempre preferência a preparações assadas, cozidas ou grelhadas e consuma no mínimo uma porção ao dia e no máximo duas. A porção a ser consumida de carne deve ser comparada ao tamanho de sua mão.
O leite e seus derivados como: queijos e iogurtes também são boas fontes de proteínas e são as principais fontes de cálcio, responsável pelo crescimento dos ossos. Deve ser utilizado em três refeições diárias. Para adultos prefira consumi-los na forma desnatada ou light.
As leguminosas como: feijão, soja, ervilha, grão de bico, amendoim, se consumidas juntamente com algum tipo de carne, devem ser consumidas somente uma vez ao dia.
Os alimentos doces ou gordurosos como a margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate, sorvetes e outros devem ser consumidos esporadicamente. Por serem altamente calóricos, grandes porções ou o frequente consumo desses alimentos inibe o apetite para alimentos mais saudáveis e podem promover o excesso de peso e ocasionar o diabetes.
Não se pode esquecer também de beber bastante água, no mínimo oito copos por dia, e fazer no mínimo cinco refeições ao dia, ou comer de três em três horas.

Aline Leal é graduanda em Nutrição pela PUC-Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário