Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 8 de janeiro de 2012


Edição 131-Dezembro/2011
Brumadinho, 73 anos
O que deve melhorar em Brumadinho?

Temos o Inhotim, considerado uma das 10 maravilhas do Brasil, considerado o melhor e o maior museu a céu aberto do mundo; somos duas cidades de Belo Horizonte no tamanho com 1% de sua população e 40% de matas preservadas. Nos últimos 10 anos, nos transformamos na 7ª maior renda per capta de Minas Gerais, dos 853 municípios; e, nesses 10 anos, nós fomos o segundo município que mais cresceu a renda per capta, inclusive mais do que a capital, perdendo apenas para o vizinha Nova Lima. Temos uma renda de quase 200 milhões de reais por ano e nenhum grande problemas urbano. Estamos em uma região que tem uma das maiores reservas de minério de ferro do mundo. Temos remanescente de Matas Atlântica e belezas naturais invejáveis.  
Temos 73 anos de emancipação política e muito a comemorar. Parabéns a cada brumadinense pelo aniversário de 17 de dezembro! Vida longa a todos e a cada uma, cada um. VIVA BRUMADINHO, O MELHOR LUGAR DO MUNDO!!! 
Para comemorar os 73 anos de Brumadinho, o jornal de fato perguntou aos leitores o que eles achavam que deveria mudar no Município. Veja abaixo algumas opiniões:

“Na minha opinião, Brumadinho deveria aproveitar o destaque internacional de INHOTIM e incentivar a gastronomia, os valores culturais, o turismo rural, criar uma mercado central onde os  moradores e turistas pudessem  se encontrar para trocar as diversas culturas.
Valorizar os recursos naturais que seriam aproveitados como meio para desenvolver turismo, atraindo empreendedores do ramo. Quem  sabe no futuro estaremos fazendo um passeio de barco pelo Rio Paraopeba?
Um fato importante que vejo  é a valorização/tombamento dos patrimônios históricos, igrejas, casarões.”

Renato Rossi

“Na minha opinião, falta ter mais empresas grandes ou indústrias para aumentar a possibilidade de se ter mais pessoas empregadas e também aumentar as chances de se conseguir vagas de emprego nas empresas grandes que já existem na região. É muito difícil conseguir emprego em Brumadinho e fica mais difícil ainda buscar emprego fora devido ao valor da passagem. No geral Brumadinho é uma cidade muito boa para viver comparada a outras cidades, mas é preciso olhar também a questão do lazer para os jovens ter algo em que eles se ocupem para não ficarem tão ociosos.”

Aline Maiara


“Na minha opinião, acho que deveríamos ter melhorias no transporte coletivo (BRUMADINHO/BHZ) e na área da saúde.”

João Evangelista, trabalhador em Saúde


“Um dos grandes problemas de Brumadinho atualmente é o seu trânsito, que está cada vez mais caótico e complicado, ora por grande número de ônibus, ora por diversos carros estacionados em locais proibidos. O governo municipal deve tentar buscar soluções com mais fiscalização e abertura de novas vias de acesso (entradas secundarias) para melhor fluir o trânsito no centro da cidade. Deve se melhorar também  a condição de estacionamento no Centro, com a criação do estacionamento rotativo (faixa azul).”
Márcio Roberto Lopes de Sousa, professor

“Sou professora e tenho um carinho todo especial por Brumadinho. Apesar de não ser filha da cidade, aprendi a gostar e apreciar os encantos merecedores de elogios, enviados por Deus naturalmente e alguns transformados pelo homem no seu decurso natural de evolução. 
Consideravelmente bem administrada em todos os sentidos, se mostrando através da sua arrecadação municipal uma potência indiscutível podendo através desse potencial ter a sua independência previdenciária, não precisando estar ligada ao governo do estado (INSS) para oferecer aos trabalhadores desse município maior conforto em sua aposentadoria.”

Ana Lúcia Bretas, professora 


“Acho que tem que melhorar a questão do trânsito de Brumadinho. Deveria ser contratado um engenheiro de trafego urgente, porque nosso trânsito está tornando cada dia insuportável. E o que melhorou pra mim foi  os atendimentos nos PSFs.”

Adriana Ferreira .
......

“Brumadinho está se tornando uma cidade turística. No meu ponto de vista, vejo necessidades de melhorar o aspecto da cidade, principalmente na Praça da Bandeira, como melhoria no trânsito de veículos e pedestres. Os poderes municipais devem estudar essa questão, ver como ficam os comerciantes da Praça da Bandeira, que correm o risco de serem atingidos pelos vagões se eles saírem da linha, atingindo pessoas que estão nessas lojas, como já ocorreu não faz muito tempo, quando, felizmente, não houve vítimas.
Outra necessidade é um local de artesanato para que os turistas possam visitar e comprar os produtos. Sob o patrocínio de Inhotim, os artesões da cidade e região receberam treinamento durante dois anos pelo SEBRAE.
Vejo que algo em Brumadinho está avançando, como a construção do novo hospital, atendimento médico nas comunidades, asfaltamento de ruas etc. Contudo poderá melhorar ainda muito mais, visto que temos uma boa arrecadação.”

Luís Arruda, Pousada Lafevi  

O que há de melhor em Brumadinho?

O jornal de fato perguntou também aos leitores o que eles achavam que havia de melhor em Brumadinho. Veja abaixo algumas opiniões:

“O melhor: Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal, lei 52/20006.”

Susana Leal Santana, arquiteta urbanista CREA 14916/D-MG

“Sou apaixonado por Brumadinho. Há 2 anos e meio resido em Belo Horizonte e só fui ouvir falar de Brumadinho numa viagem que fiz para a Holanda. Por incrível que pareça, num voo de Milão para Amsterdam, recebi uma revista onde mostrava as belezas de Brumadinho e a tão conhecida entre os Europeus, Inhotim. Logo quando cheguei em Belo Horizonte, fiz questão de procurar detalhes sobre Inhotim e me deparei com o Maior Complexo Museológico do Mundo. Hoje Inhotim é roteiro certo de todos os amigos e familiares que vem me visitar.”
 
Alex Alvarenga

Meu nome é Brumadinho

Estou completando 73 anos. Os cabelos cor de bruma. O coração repleto de alegria, alegria pelas crianças, jovens, adultos e grisalhos como eu. Por falar em grisalhos, não posso esquecer da Dona Nenê que adotei como filha há vários anos. Tenho muito a comemorar com vocês, muitos anos de convívio de amizade, de companheirismo. O aniversário é meu mas a festa é nossa. Tenho sentido muito orgulho, estou me tornando uma cidade muito importante. O Museu Inhotim está divulgando meu nome para o mundo. Com tanta beleza, com tantas flores, com tantas obras de arte, estou me rejuvenescendo. Apesar dos cabelos grisalhos, eu me sinto uma jovem, às vezes até mesmo adolescente. Tenho me sentido feliz com meus jovens estudando. Estou tão culta que tenho ASA. Só não quero voar, pois este aqui é meu chão, firme, forte, e hospitaleiro. Quero dizer que amo todas vocês, FILHOS de minha terra, ou filhos ADOTADOS dessa terra maravilhosa. Com certeza, mesmo aqueles que se foram em busca de outros ideais sempre voltam, pois como dizem: sou filho de Minas Gerais, quem me conhece não esquece jamais.    
Parabéns a todos nós!   

Homenagem de Aparecida Prado, a Cida                                               

3 comentários:

  1. Concordo com a Aline Maiara e o João Evangelista, Brumadinho deveria se preocupar um pouco mais com seus moradores no que diz respeito a emprego e transporte. Temos que sair de Brumadinho para trabalhar fora e passar pela tortura de andar nestes onibus de passagem cara, sem conforte e pessimo estado de conservação. Porque não facilitar a entrada de grandes empresas para o Municipio? A faculdade ASA forma inumeros profissionais para trabalharem fora da Cidade? Sinceramente não entendo ... Fora isso amo viver aqui!

    Aline Coelho

    ResponderExcluir