Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 13 de agosto de 2011

Edição 126-Julho/2011
PERFIL: Sandro Maxs


Alexsandro Maxs Ferreira, 33 anos, enfermeiro e músico. Você pode sempre encontrá-lo por aí, no Hospital Municipal João Fernandes do Carmo ou em algum barzinho, com seu violão a tiracolo. A reportagem do de fato conversou com ele. Sandro Maxs falou-nos da importância da sua área de atuação, a Saúde, e de sua paixão pela música. Aliás, pela boa música: Ari Barroso, Toquinho, Marisa Monte, Beto Guedes, Renato Russo, Sanrah. Sobre a Saúde, ele nos fala da importância do trabalho coletivo e do cuidado. Sobre a música, de como ela lhe traz paz interior.
Desigualdade e discriminação, duas grandes tristezas de Sandro. Que nos deixa alguns grandes ensinamentos: “Tudo que fizer, faça com entusiasmo. Tire tempo para as outras pessoas e para você mesmo. Trabalhe com amor. Procure enxergar o lado bom das coisas.”
Com vocês, Sandro Maxs, enfermeiro e cantor.

de fato: Para você, o que significa trabalhar na Saúde?
Sandro Maxs: O trabalho na saúde pode ser entendido dentro da categoria serviço, expressando a necessidade de cumprir uma finalidade útil, entretanto os resultados do trabalho não constituem mercadorias passíveis de comercialização mas são serviços produzidos pelo encontro entre quem produz e quem recebe, ou seja, a produção é singular e se dá no próprio ato, “trabalho vivo em ato”.   Muitas pessoas acreditam que o objeto, no campo da saúde, é a cura, ou a promoção e a proteção da saúde, mas podemos dizer que é a produção do cuidado. Através dele puderam ser atingidas a cura e a saúde, os reais objetivos que se deseja atingir, sendo os trabalhadores de saúde sujeitos ativos nesse processo de produção. 

de fato: Em sua opinião, qual a coisa mais significativa nessa atividade?
Sandro Maxs: Seriam inúmeras citações de coisas significativas do ramo. Uma delas que gosto de ressaltar é a coletividade, essencial para um funcionamento adequado à promoção de saúde. Vale assinalar que não há trabalhador de saúde que consiga sozinho dar conta do complexo objeto do ato de cuidar do mundo das necessidades de saúde. Deste modo, o trabalho de um técnico da saúde, de um profissional universitário ou de um auxiliar, depende um do outro. É mão na massa todo mundo.

de fato: Das enfermarias para a música. Você é um desses caras que vivem de bar em bar, tocando e cantando. O que isso significa em sua vida?
Sandro Maxs: "A música me inunda de sentimentos, de emoções não vividas, de paz interior, é uma conexão que estabeleço do meu eu com algo maior." Lindas palavras de um célebre artista, que me fazem vivenciar a maravilha que é o envolvimento com a música. Independente de ser no trabalho, tocando ou ensinando, ou em um momento informal ou mesmo sozinho. Assim como na saúde, o produto da música traz uma interação entre quem produz e quem recebe. Isso é o máximo!

de fato: As cinco músicas mais belas.
Sandro Maxs: Muito difícil escolher algumas músicas favoritas. Seria o mesmo de ter que escolher a mais bela flor, a mais bela paisagem, a mais bela mulher ou a mais bela cidade, enfim. Normalmente a música que gosto mais é a que estou aprendendo no momento. Mesmo assim dá para citar algumas brasileiras: Aquarela do Brasil – Ari Barroso; Aquarela – Toquinho; Vilarejo – Marisa Monte; O sal da terra – Beto Guedes; A letra de “Perfeição” do Renato Russo é boa para refletir. Mas são infinitas beldades. Já ouviu “Água”, do Sanrah, por exemplo?

de fato: Três coisas que te deixam triste.
Sandro Maxs: Desigualdade, Discriminação, Mentira.
               
de fato: A coisa que mais te irrita?
Sandro Maxs: Ver o mundo morrendo nas suas mais diversas formas: politicamente, ambientalmente e moralmente percebendo que a maioria não enxerga essa cruel realidade ou se faz de desentendida.

de fato: Três coisas que te deixam feliz.
Sandro Maxs: Uma boa saúde, uma boa música e liberdade, em toda sua ampla expressão.

de fato: Qual o seu maior sonho?
Sandro Maxs: Viver a harmonia em todos os aspectos da vida: saúde, trabalho, lazer, família e na relação com o outro.

de fato: Uma mensagem para os leitores do de fato.
Sandro Maxs: Tudo que fizer, faça com entusiasmo. Tire tempo para as outras pessoas e para você mesmo. Trabalhe com amor. Procure enxergar o lado bom das coisas. Não julgue o livro pela capa. Sê feliz e mais nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário