Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

sábado, 7 de janeiro de 2012


Edição 130-Novembro/2011
Retrospectiva 2011

2010 foi o ano em que a população de Brumadinho lutou contra um IPTU aumentado em até 2000%. Agora chegamos ao final de 2011 com uma importante vitória da população de Brumadinho: o imposto residencial será reduzido à metade. Pressionado pela população e a menos de um ano das eleições municipais, o prefeito se viu obrigado a reduzir o IPTU. Com isso, Nenem da ASA (PV) tenta amenizar os “estragos” sofridos em sua imagem com o aumento de até 2000% do IPTU. Abaixo, o leitor relembra fatos importantes registrados pelo de fato em suas páginas de janeiro a novembro. É a nossa RETROSPECTIVA 2011:

JANEIRO
Jornalista Valdir de Castro Oliveira lança o livro  Réquiem para o Inhotim

O editor do jornal Tribuna da ASMAP, jornalista Valdir de Castro Oliveira, acaba de lançar o livro Réquiem para o Inhotim. Trata-se de um livro com 88 poesias, todas elas tratando de Inhotim. O livro, que traz também uma centena de fotos, trata de obras, artistas e, especialmente, das pessoas de Inhotim. Um livro recheado de histórias, de poemas comprometidos com a vida.

Voluntários preparam candidatos para Concurso da Prefeitura
Por uma bela iniciativa da vereadora Lilian Paraguai, voluntários organizaram um curso preparatório para os interessados em prestar o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Brumadinho. A iniciativa contou com a parceria do Sind-UTE - Sindicato dos Trabalhadores em Ensino de Minas Gerais – subsede Brumadinho - presidido por Maria Celeste de Miranda. Os professores foram Arlete dos Santos Balbino, Laís Braga Karam, Márcia Miranda, a advogada Claudiana, Reinaldo Fernandes (Editordo de fato) e a própria Lilian. O curso atraiu dezenas de candidatos ao Padre Machado.

Margarida Melo lança seu primeiro livro

Margarida de Mello Silva, articulista do jornal de fato, lançou seu primeiro livro, "Fragmentos do Meu Coração... Conectados!", com o subtítulo "Meu Terceiro Setor". "Fragmentos do Meu Coração... Conectados!" traz um conjunto de poesias da autora, além de uma introdução, um "prólogo", algumas fotos e "uma dúzia" de trovas. Na contracapa, o livro traz a "fala" da educadora e autora do Hino de Brumadinho, Maria Zilda Andrade, a D. Zilda; do Professor Reinaldo Fernandes; e do "Grande Mestre", escritor, poeta e trovador, Paulo Viotti.

FEVEREIRO
Caixa 2, compra de votos e carta anônima na campanha de Nenen da ASA (PV)

Denúncia de uso de caixa dois na campanha do prefeito Nenen da ASA (PV). Carta anônima escrita pelo prefeito Nenen da ASA. Compra de votos de Nenen da ASA. Improbidades administrativas de Daniele Rose Barcelos e José de Figueiredo Nem Neto, o Zezé do Picolé (PV), no centro do furacão. As denúncias foram de Cláudio Augusto Teixeira, ex-coordenador de campanha de Nenen da ASA (PV) e ex-secretário geral da Câmara na presidência de Zezé do Picolé (PV).
Cláudio voltou 14 dias depois, e apresentou mais denúncias contra o seu ex-aliado e ex-presidente da Câmara, Zezé do Picolé (PV).
Os candidatos a vereadores Wagner Antunes, Humberto Cecílio (PV) e Adriano Brasil (PV) teriam sido beneficiados pela irregularidade
Teixeira garantiu ainda que teria havido compra de votos, com doação em dinheiro e até depósito em banco, o que envolvia também o ex-prefeito Nery Braga (PV).

Carta anônima teria sido escrita pelo Prefeito Nenen da ASA

Em 2008, depois das eleições e diplomação dos eleitos, na calada de uma noite de dezembro e por outras noites e dias – circulou na cidade mais uma carta apócrifa (carta anônima). Como nas anteriores, era um escrito cheio de maldades, cheio de malidicências, acusações sem prova alguma, insinuações; calúnias, difamações, ataques do mais baixo nível às pessoas e suas famílias; pessoas chamadas de “viado”, de “chifrudos”, mulheres de destaque em nossa sociedade acusadas de adultério. Cláudio Teixeira garantiu que a carta teria sido escrita pelo prefeito Nenem da ASA (PV) e que os originais teriam sido entregues ao delegado da cidade. O Prefeito negou as acusações.

MARÇO
Fantasmas na Prefeitura
O ex-secretário geral da Câmara Municipal de Brumadinho e ex-coordenador da campanha de Nenen da ASA (PV), Cláudio Teixeira, voltou à carga com novas denúncias. Desta vez, Teixeira acusa o prefeito Nenen da ASA (PV) de manter funcionários fantasmas na Prefeitura, o que configura desvio do dinheiro público. Entre os participantes do esquema estaria Breno Carone (PMDB). Mas todos negaram envolvimento. O prefeito também negou e ameaçou processar Teixeira. Segundo Cláudio, as denúncias foram entregues ao MP e ao seu Conselho Superior.

Zezé do Picolé acusado de improbidade administrativa

Cláudio Teixeira, ex-secretário geral da Câmara Municipal acusa o ex-presidente da Câmara, José de Figueiredo Nem Neto, o Zezé do Picolé (PV), de supostas improbidades administrativas, de agir em desacordo com as leis no exercício de cargo público, contratando serviços de sua família, usando e abusando dos veículos da Câmara para beneficiar seus parentes; e ainda acusou Zezé do Picolé (PV) de manter irregularmente no cargo de confiança na Câmara uma sobrinha do prefeito Nenen da ASA (PV), Daniele Rose Barcelos.

ABRIL
“Abraço à Serra da Moeda” reuniu milhares no Topo do Mundo

Em torno de umas 2000 pessoas fizeram o “Abraço à Serra da Moeda” em 21 de abril. Moradores da sede de Brumadinho, dos condomínios fechados, dos povoados próximos a Serra; de Belo Horizonte, Moeda e outras cidades vizinhas participaram do protesto. A atividade fez parte da luta em defesa da Serra, especialmente contra a empresa de mineração Ferrous.
Dezenas de faixas estendidas pediam proteção da montanha, suas águas e seu povo, hoje ameaçados por um ambicioso projeto de exploração mineral da empresa Ferrous Resources do Brasil. 

Transito em Brumadinho cada vez pior

O jornal de fato registrou a situação do trânsito em Brumadinho, cada vez mais complicado, especialmente no horário de 17 às 18 horas. No último feriado prolongado – de Semana Santa -, a situação piorou. A cidade recebeu um grande número de visitantes em Inhotim.
Outro problema sério é o estacionamento na Av. Vigilato Braga, a Bananal, com estacionamento de 45°, que mal cabem os carros pequenos. Na rua Gov. Valadares, motoristas param e chegam mesmo a estacionar ao lado contrário do estacionamento, complicando ainda mais o trânsito. O mau exemplo vem até dos carros da Prefeitura.

Problemas em Marques

A Associação de Moradores de Marques disputa com a Prefeitura Municipal o uso do prédio da escola da comunidade. Membros da Associação estiveram na Câmara Municipal para entregar ao Presidente da Casa um abaixo-assinado sobre o assunto. No documento, moradores dizem que a prefeitura tem interesse em fazer das instalações da escola “modificações para que nela funcione um almoxarifado de obras, inclusive como local para estacionamento de veículos e máquinas pesadas.”
Já os moradores que assinam o documento reivindicam que o espaço cumpra o papel que já cumpriu anteriormente, permanecendo como um espaço destinado à educação e aos eventos sociais e culturais da comunidade de Marques em todos os aspectos.
Os signatários do documento reclamam que a prefeitura não comunicou anteriormente seu interesse pelo espaço e nem consultou a população a respeito. A prefeitura, por sua vez, defendeu que a intenção da administração é criar uma subprefeitura no local,

Presidente da CPI da Corrupção denuncia tentativa de intimidação 

“Preciso de proteção! Onde eu vou, tem gente me seguindo desde que assumi a presidência da CPI”, disse a vereadora Marta de Deus Boaventura, a Marta da Maroto (PMDB) na Tribuna da Câmara na sessão do dia 14 de abril. A vereadora referia-se à CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – que apurava denúncias de corrupção em Brumadinho e investigava o vereador José de Figueiredo Nem Neto, o Zezé do Picolé (PV).
Falando ao jornal de fato, o vereador Zezé do Picolé (PV) negou as acusações.

MAIO
Brumadinenses lançam terceiro livro no ano
O dia 14 de maio marcou o lançamento de mais um livro em Brumadinho. Quem voltou à cena foi o INCINE – Casa de Cultura.Um dos autores, Paulo Viotti, veio acompanhado de dois outros, Ary de Magalhães Viotti Neto e Douglas Koscky Fernandes. Foi o terceiro livro lançado em Brumadinho no ano. O evento de lançamento foi apresentado pelo editor do jornal de fato, Reinaldo Fernandes. O livro é composto de três partes, cada uma delas de um dos autores, com trovas de Paulo Viotti, poemas e “causos” de Douglas Koscky Fernandes e poemas de Ary de Magalhães Viotti Neto.

JUNHO
CPI pede cassação de Zezé do Picolé, acusando-o de comandar “esquema criminoso”

Relatório Final da Comissão pede indiciamento e abertura de processo de cassação do ex-presidente da Câmara Municipal, José de Figueiredo Nem Neto, o Zezé do Picolé (PV); indiciamento da sobrinha do prefeito Nenen da ASA (PV), Daniele Rose Barcelos; devolução de dinheiro aos cofres públicos pelo ex-presidente e pelo vereador Fernando Japão, também do PV. O Relatório conclui que Zezé do Picolé agiu diversas vezes de forma “criminosa” e “imoral”. A CPI aponta como principal beneficiada pelo “esquema criminoso” a irmã do ex-presidente, Cristina Maciel. No esquema, uma empresa de autopeças ganhou licitação mas quem prestou o serviço foi o Buffet Cristina Maciel; uma empresa-fantasma foi usada em outra licitação. E uma padaria não sabia nem onde foram prestados os serviços das licitações que ganhou e que foram prestados pelo Buffet Cristina Maciel. 
Já o vereador Adriano Brasil defende o aliado Zezé do Picolé. Em relatório separado diz que não houve ilegalidades e nem provas contra os acusados.

JULHO
Brumadinho é o 7º no ranking de maior renda per capita de MG

Brumadinho tem a 7ª maior renda per capita de Minas Gerais. Há 10 anos atrás, o Município ocupava o  80º lugar entre os 853 municípios mineiros. Em apenas 10 anos, avançou nada menos do que 73 posições. Brumadinho deu um salto enorme com relação à renda per capita média das cidades mineiras, apresentando uma das maiores taxas de crescimento anual entre os 10 primeiros colocados no ranking mineiro. A renda apresentou uma taxa de crescimento anual de 6,33%, 85% em relação ao ano de 2000. O crescimento é quase 100% maior do que a taxa de crescimento da capital e menor apenas do que o município cuja renda per capita é a 1ª de MG, Nova Lima.
A migração residencial de pessoas de classe média alta de BH para Brumadinho é a principal explicação para o crescimento fantástico da renda de nosso município.

CPI: Vereadores livram Zezé do Picolé de cassação

“Relatório Final” da CPI de 3 volumes, 1016 páginas de análise e livro de Atas, foi votado no dia 14 e não foi aprovado, com votos contra de Prof. Adriano Brasil e Vanderlei Xodó, ambos do PV. O Relatório pedia indiciamento e abertura de processo de cassação do ex-presidente, José de Figueiredo Nem Neto, o Zezé do Picolé (PV); indiciamento da sobrinha do prefeito Nenen da ASA (PV), Daniele Rose Barcelos; devolução de dinheiro aos cofres públicos pelo ex-presidente e pelo vereador Fernando Japão, também do PV. Adriano Brasil apresentou relatório separado alegando que não houve ilegalidades e nem provas contra os acusados, mas também não foi aprovado,

AGOSTO
Samuel Rosa e Lô Borges agitam Brumadinho

O vocalista do Skank, Samuel Rosa, e Lô Borges, do famosíssimo “Clube da Esquina” – referência da música mineira - agitaram Brumadinho na tarde do dia 28 de agosto. O show aconteceu embaixo da árvore Tamboril, em Inhotim. O Instituto recebeu 4.350 visitantes naquele dia, um dos maiores públicos de sua história. Sentadas no gramado, de pé, ou em cadeiras mais próximas ao palco, o público pode ouvir canções como “Para Lennon e McCartney”, “Equatorial”, “Tudo que você podia ser”, e outras de Lô Borges, cantadas por ele e Samuel Rosa. O vocalista do Skank embalou “Jackie Tequila”, “Sutilmente”, “Te ver”, “Resposta” e tantas outras, ao lado de quem ele chamou de “um dos maiores compositores deste País”.

V Concurso de Poesias do jornal de fato recebe 26 trabalhos

O V Concurso de Poesias do jornal de fato recebeu 26 trabalhos. Desses, 9 vêm de outros dois estados do Brasil (de São Paulo e Paraná, das cidades de Guaratinguetá e Campo Largo, respectivamente) e interior de Minas Gerais (da cidade de Pirapetinga). Das escolas de Brumadinho, nenhum trabalho.

Vereadores aumentam salários

O salário dos vereadores de Brumadinho recebeu um reajuste de 10% (dez por cento). Agora, o valor é de R$ 5.500,00 por mês. O projeto, de autoria da Mesa Diretora (Leônidas Maciel, Zezé do Picolé e Prof. Adriano Brasil) recebeu os votos a favor do reajuste de 5 vereadores: Jayme Wilson (PSDB), Itamar Franco (PSDB), Lilian Paraguai (PT), Wanderlei Xodó (PV) e Zezé do Picolé (PV). Nenhum vereador votou contra o reajuste dos salários.

Prefeitura realiza 3º Brumadinho Gourmet

Aconteceu nos dias 7 a 11 de setembro a terceira edição do Brumadinho Gourmet, o festival gastronômico da cidade, com “culinária, arte e cultura”. Como nos anos anteriores, o festival é realizado na localidade de Casa Branca, a aproximadamente 15 km da sede do Município e mais próxima da capital e da região dos condomínios horizontais fechados. Realizado pela Prefeitura Municipal, em parceira com Fundação Getúlio Vargas, Rede Globo de Televisão, Inhotim, Vale, MMX, dentre outros, e consultoria do SENAC, o Brumadinho Gourmet tem se destacado como um importante evento do calendário cultural do Município. 

Nenen da ASA processa de fato. E perde.

O prefeito Nenen da ASA (PV) processou o jornal de fato e seu Editor, Reinaldo Fernandes. Segundo Nenen da ASA, o Jornal o teria caluniado e difamado ao publicar, na edição de nº 121, fev/2011, notícias sobre denúncias apresentadas na Câmara Municipal de Brumadinho por Cláudio Teixeira, seu ex-aliado político. O de fato publicou as denúncias que acusavam o prefeito de uso de caixa dois na campanha eleitoral; compra de votos e, ainda, de ter escrito uma carta anônima difamando cidadãos brumadinenses, inclusive juíza, policiais, vereadores e outras autoridades. Além de noticiar as denúncias, o Editorial da edição foi a respeito do assunto.
A Justiça julgou como improcedente o pedido do prefeito. Além do jornal de fato – impresso e on line - publicaram a notícia pelo menos outros dois jornais de Brumadinho, e, ainda, o jornal HOJE EM DIA, um jornal de Mantena (MG), além de ter sido postado, no site youtube, um vídeo em que as denúncias eram apresentadas no Legislativo.

SETEMBRO
Inhotim apresenta novas obras

Neste mês o Instituto Inhotim inaugura novas obras de arte que vão fazer parte da exposição permanente e temporária da instituição. São obras a céu aberto, em caráter permanente, e também novas exposições temporárias nas galerias Fonte e Lago. No último dia 4, aconteceu uma apresentação especialmente para a imprensa.

Moradores reclamam de ruas com poeira

Moradores do bairro Silva Prado II – que fica na parte alta do Silva Prado - ligaram para a redação do jornal reclamando de atitudes da Prefeitura Municipal. O bairro tem suas ruas sem pavimentação. Nessa época do ano, quando não chove há mais de 6 meses, os moradores sofrem mais ainda. Um dos moradores reclama do fato de um caminhão-pipa da prefeitura passar no bairro para molhar as ruas e não fazer o serviço como deveria ser feito.

PC do B de Brumadinho realiza conferência

O Partido Comunista do Brasil, PC do B, realizou, em 15 de setembro, uma conferência municipal. Estiveram presentes, além do presidente do partido em Brumadinho, Fabinho, Lilian Paraguai (PT), Tunico Brandão (PSDB), Gilmar Matozinhos (PT) e Reinaldo Fernandes, do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. O PC do B de Brumadinho foi criado em 2008 no Município, já filiou mais de 70 pessoas e vai participar das eleições municipais de 2012.

Faculdade ASA aprova apenas 3% em exame da OAB

A OAB divulgou o resultado preliminar do 4º Exame de Ordem com o desempenho dos bacharéis de direito dividido pelas instituições nas quais eles se formaram. O melhor desempenho foi dos bacharéis formados pela Universidade Federal do Sergipe, seguida pela UFMG e pela USP. A Faculdade Asa de Brumadinho aprovou apenas 2 alunos no exame. Na primeira fase (com prova de marcar “x”), a aprovação tinha sido de apenas 3 alunos, dos 59 inscritos no exame. Os 2 alunos aprovados equivalem a apenas 3,51% do total de inscritos. No ranking nacional, a Faculdade Asa de Brumadinho ficou no 784ºlugar.

OUTUBRO
Mais de 163 milhões em 10 meses - Arrecadação de Brumadinho bate recorde

Em pouco mais de 10 meses, Prefeitura arrecadou mais de R$ 163 milhões. A arrecadação é recorde. Em apenas dias 3 dias, a arrecadação foi de 47 milhões: saltou de 116 para mais de R$ 163 milhões. Na edição passada, o jornal de fato publicou que a arrecadação de Brumadinho, até aquela data, era de maias de 108 milhões de reais. Um mês depois esse valor passou a 116 milhões, oito milhões a mais. No entanto, nos últimos dias, houve um salto na arrecadação: do dia 4 de novembro ao dia 6, a arrecadação saltou de R$ 116.000.000,00 para espetaculares R$ 163 milhões. O aumento, só nesses 3 dias, foi de  R$ 47 milhões! Nesse ritmo, tudo indica que ficaremos próximos dos R$ 200.000.000,00, um aumento de 65% em relação a 2010.

Altas Horas é gravado em Brumadinho

O Altas Horas, programa da Globo, apresentado por Serginho Groisman, foi gravado em Brumadinho, no último 26. O programa foi ao ar no dia 5 de novembro. Foi a primeira vez que o Instituto foi palco para a gravação de um programa de televisão. Aberta apenas à imprensa e poucos convidados, a gravação foi precedida de uma entrevista coletiva aos jornalistas.

Moradora pede socorro

Romilda Aparecida Ferreira mora a pouco mais de 1 km do Centro de Brumadinho, no bairro Silva Prado II, no final da rua Maria de Lourdes Pereira, 498. Há 7 anos, Romilda, seu filho pequeno, seu esposo não possuem um bem importantíssimo na vida de qualquer pessoa: eles não têm água encanada. 
Quando a COPASA é procurada, diz que quem tem que resolver o problema é a Prefeitura. E quando a Prefeitura é procurada, diz que quem tem de resolver é a COPASA. No ano em que a inflação foi de 3,5%, o valor do IPTU de Romilda, que era de R$ 70,00, passou para R$ 460,00, um aumento de 560%. Mas a situação da rua não mudou: a rua continua sem pavimentação. A moradora pega água de um vizinho, que é transportada por uma mangueira até sua casa. Quando há problemas na mangueira e é tarde da noite, fica sem água, para não incomodar ao vizinho.
Nenem da ASA (PV), em sua campanha eleitoral, prometeu acabar com a taxa de 40% da COPASA, mas essa promessa também não foi cumprida. E Romilda Aparecida Ferreira continua sem água. Mas a população continua pagando a taxa de 40% a mais em sua conta.             

Jornal de fato premia poetas do V Concurso de Poesias

Cinco poetas “faturaram” o prêmio “As 10 Melhores” do V Concurso de Poesias do Jornal de fato: Amélia Marcionila Raposo da Luz, Maria Gertrudes Horta Greco, Sinval Guedes da Silva, Nídia Maria de Jesus e Isael Pereira da Silva. Amélia, moradora de Pirapetinga (MG), concorreu com três poesias, e emplacou todas as três entre as “10 Melhores”: “Celeiro do tempo”, “O fotógrafo” e “Mulheres camponesas”.  Maria Gertrudes, de Guaratinguetá (SP), emplacou duas poesias: “Constantemente” e “Vida”.  O belorizontino Sinval Guedes venceu com duas também, “Parte de mim” e “Saudades do que sou!". Nídia, poeta de Brumadinho, faturou com o poema “Interrogação”. Isael, outra fera brumadinense, classificou duas entre “As 10 melhores”: “Fogão à lenha” e “Canção das águas”.

NOVEMBRO
Brumadinho F. C.: Campeão 2011

O Brumadinho F. C. sagrou Campeão 2011 do Campeonato Brumadinense de Futebol da 1ª Divisão. A grande final aconteceu no Ernestão, no dia 20 de novembro e foi decidida nos pênaltis. A equipe do Piedade A. C. ficou o merecido título de vice-campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário