Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


Edição Especial 144-Dezembro/2012
Projeto Oásis Brumadinho conquista prêmio Ouro Azul
Iniciativa da Fundação Grupo Boticário contribui para a conservação de mananciais

O Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho acaba de conquistar o 11º Prêmio Furnas Ouro Azul, que valoriza ideias de proteção e uso racional dos recursos hídricos em Minas Gerais. A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza ficou em 2º lugar na categoria Comunidade, em que participam ONGs e associações comunitárias.

“Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade envolvida no projeto, o reconhecimento por meio do prêmio Ouro Azul nos motiva a ir em busca do nosso objetivo, que é fazer com que o Projeto Oásis ganhe escala nacional”, afirma a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes.

Promovido pelos Diários Associados, que editam o jornal Estado de Minas, o Prêmio Furnas Ouro Azul está na 11ª edição e é patrocinado pela Eletrobras Furnas. A cerimônia de premiação foi realizada no Teatro Alterosa em Belo Horizonte, Minas Gerais, nesta segunda-feira (17). Para conferir mais informações sobre o prêmio, acesse: http://www.ouroazul.com.br/2012

Projeto Oásis

O Projeto Oásis é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário desenvolvida para premiar financeiramente os proprietários que conservam suas áreas naturais e que adotam práticas conservacionistas de uso do solo.
O Projeto Oásis existe desde 2006 e, além de Brumadinho, está implantado em São Paulo (SP), Apucarana (PR) e São Bento do Sul (SC), totalizando mais de 200 proprietários contratados e dois mil hectares de áreas naturais protegidas. Também está em fase de desenvolvimento em São José dos Campos (SP).
Em Brumadinho, a previsão é que os primeiros proprietários de terra participantes do projeto sejam contratados em breve.
A Fundação Grupo Boticário é responsável por todo referencial técnico, contratação e premiação dos proprietários, e monitoramento do Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho. A AMDA, co-executora local, realiza o cadastramento de interessados, o mapeamento das áreas e o monitoramento semestral das propriedades contratadas. O Ministério Público de Minas Gerais oferece apoio técnico e viabiliza financeiramente o projeto por meio de recursos oriundos de medidas compensatórias.
A escolha de Brumadinho justifica-se pela sua importância na proteção de áreas naturais, em especial áreas de mananciais, e também pela possibilidade de formação de corredores de interligação de unidades de conservação e importantes remanescentes de vegetação natural da região. Além disso, a região da Serra da Moeda está situada em uma área prioritária para conservação, segundo o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica (PROBIO) do Ministério do Meio Ambiente, classificada como área de prioridade extremamente alta.
Apesar de sua importância, a região de Brumadinho sofre grande pressão da expansão urbana, da especulação imobiliária e da mineração. Isoladamente, as estratégias de comando e controle direcionadas à repressão de atos ilícitos na região da Serra da Moeda já não são suficientes para se garantir a conservação desta bacia. Neste cenário, esta primeira iniciativa de fomento e apoio a projetos de PSA que se inicia em Brumadinho marca uma nova forma de atuação do Ministério Público de Minas Gerais, por meio da valorização da conservação da natureza em terras privadas.

Inscrições abertas

Os proprietários de terras interessados em aderir ao Projeto Oásis Serra da Moeda Brumadinho (MG) já podem fazem sua inscrição para participar da iniciativa, criada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Basta entrar em contato com a Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) que já está a campo fazendo o cadastro dos interessados. Nesta primeira fase do projeto, podem participar proprietários de duas sub-bacias: Ribeirão Casa Branca e Ribeirão Piedade.
Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já doou quase U$ 11,8 milhões para 1.324 projetos de 456 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.
As informações são de Maria Luiza Campos, da Assessora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário