Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

domingo, 9 de dezembro de 2012


Edição 142-Outubro/2012
Projetos da Administração são cortados após derrota

No dia 7 de outubro, por volta das 18 horas, Brumadinho já tinha novo prefeito eleito, Antônio Brandão. No dia seguinte, horas depois, o atual prefeito tomou uma série de medidas “antipopulares”. No dia 8, o Concurso Público que estava em andamento foi cancelado. Às centenas e centenas de pessoas que se inscreveram ou ainda iam se inscrever restou a lamentação, e a esperança de que o novo prefeito cumpra a Constituição Federal e realize o Concurso. O “Projeto de Governo” do candidato Brandão, em sua página 28, item 2, garantiu: “.... elaborar novo concurso municipal para todos os segmentos”.

Corte de transporte

Brumadinho pena com o transporte público, de má qualidade e caro. Viajar de Melo Franco ao centro de Brumadinho (13 Km de estrada asfaltada) custa ao cidadão praticamente o mesmo preço para se ir do centro da cidade até o centro de Belo Horizonte (57 Km de estrada asfaltada). Aos trabalhadores – em sua maioria recebedora de salário mínimo – resta a carona, especialmente nos ônibus da Prefeitura Municipal. Esse serviço também foi cortado a partir do dia 9 de outubro.

Cancelamento da Festa dos Professores

Outro evento cancelado foi a festa dos professores, tradicionalmente realizada desde os tempos em que Cândido Amabis Neto, o Gibiu, era prefeito.

Festival de Dança da Quadra Municipal

Outra atividade cortada pelo prefeito após sua derrota nas urnas foi o Festival de Danças da quadra Municipal, que acontece anualmente. De acordo com postagem feita na rede de relacionamentos facebook pela aluna Rose Fontes, ”neste ano não teremos o famoso festival de dança na quadra de esporte”. Sentindo-se indignada, a aluna relatou que a decisão foi comunicada pelo Secretario de Esportes, Lazer e Eventos. “Como aluna me sinto indignada por ver um trabalho de quase um ano jogado fora, perda de tempo das professoras Cynthia e Deise que ficaram idealizando qual seria o tema do festival, horas de ensaio com seus vários alunos e alunas que esperavam o ano inteiro para apresentar aos pais, amigos e convidados que vinham de longe só para nos prestigiar. Mas o sonho acabou nos últimos dias”, lamentou a aluna. “Fiquei indignada com a falta de respeito para com as professoras e alunos que investiram durante este ano todo e como nos outros, com muito suor, dedicação, investimento financeiro do próprio bolso pois raramente tivemos ajuda financeira por parte da secretaria pois toda verba que lá chega e investida no "Futebol", as salas continuam com o piso soltando; assim como no teatro as cortinas estão velhas, as cadeiras caindo aos pedaços e assim mesmo tem apresentações teatrais e todo tipo de evento que é feito em condições precárias, com sons antiquíssimos que as professoras pediam que fossem trocados pois nos horários de aulas não tocavam os CDs, tudo com muita luta para nos dizer depois de praticamente um ano de trabalho que não haverá festival. Fiquei muito decepcionada não só eu como minhas professoras, meus colegas de turma!”, continuou Rose Fontes.
“Espero que o novo Secretário ouça com carinho as reivindicações dos professores e alunos e seja mais participativo, e que valorize mais os artistas e profissionais de Brumadinho pois todos que assistem nossos festivais elogiam o trabalho feito”, concluiu no facebook a aluna. O “Projeto de Governo” de Brandão, em sua página 27, item 16, garantiu: “Realizar anualmente o Festival de Dança e Ginástica com alunos da Quadra Municipal de Esportes”.  Na página 23 do “Projeto de Governo”, o item 8 das propostas para a “Cultura” previu a finalização das obras e inauguração do “Teatro Municipal, com ampliação do uso do espaço”.

Demissões: computadores da prefeitura são “hackeados”

Outro fato ocorrido após a apuração dos resultados das eleições foram as demissões. Muitas pessoas, contratadas, foram demitidas. Há caos de que a pessoa já trabalhasse na Prefeitura há 10 anos.
Em um dos casos, a demitida reclama pelo facebook, em postagem do dia 19 de outubro: “... não poderia deixar de relatar o que ele fez comigo hj”, diz ela, 12 dias depois das eleições. Além de contar como foi feita sua demissão, a funcionária faz uma denúncia muito séria contra o atual prefeito. Segundo ela, o prefeito teria dito a ela que “todos os computadores da prefeitura são hackeados”, exibindo uma folha “a qual estava impressa uma conversa” que ela teria tido com uma colega de trabalho onde ela afirmaria que “não estava satisfeita com a atual administração” e deixava “bem claro” que “era Brandão.” Se a afirmativa do prefeito for verdadeira, o prefeito estaria admitindo que a administração comete crime de internet, “hackeando” informações e invadindo a privacidade das pessoas. A afirmação do prefeito teria acontecido na presença da atual Secretária de Administração, Iracema Aparecida.   

Prefeito volta atrás

Depois da série de atitudes negativas, o prefeito Nenen da ASA demonstrou humildade e voltou atrás em algumas delas. O transporte voltou a ser permitido e a festa dos professores foi marcada para o dia 16 de novembro.  

Um comentário:

  1. Eu li essa afirmativa que os computadores da prefeitura são hackeados e, infelizmente, de acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações, o computador é da empresa e é para ser usado exclusivamente como ferramenta de trabalho, e a mesma tem direto de confiscar e fiscalizar o uso do artefato. Uma vez que a garota usou o computador corporativo para uma conversa particular, ela não teve sua privacidade invadida, mas a própria a expôs. Portanto, os computadores de qualquer empresa, pública ou privada, pode sim ser monitorados e, dependendo do uso do mesmo, pode acarretar justa causa.
    MAS... existe também um artigo no mesmo código, que é bem clara que a empresa não pode fazer isso em sigilo, ou seja, o fato de comunicar que os computadores são monitorados somente mediante a falha do funcionário é considerado ocultação de informações e pode acarretar problemas para a empresa.
    É claro que não estou, em nenhuma hipótese, defendendo a conduta do atual prefeito, já que, durante o dia (principalmente nos dias subsequente as eleições) vemos vários funcionários da prefeitura postando rios de informações no facebook, defendendo sua visão (favorável) sobre a atual administração, e nenhum deles são questionados quanto ao mau uso da internet em horário de serviço. Ou seja, existe um favoritismo de idéias que é, no mínimo, hipóctra. Mas, as pessoas, principalmente as que significam oposição (ou mesmo as que trabalham em empresas privadas), devem ter mais maldade ao lidar no mundo virtual, pois ao contrário do que pensam, existem uma série de leis sobre esse meio principalmente no âmbito corporativo.

    ResponderExcluir