Busque em todo o blog do Jornal de fato

ENTRE EM CONTATO CONOSCO: defatojornal@gmail.com / 99209-9899
ACOMPANHE-NOS NO facebook.com/jornaldefato

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012


Edição 143-Novembro/2012
Encontro reúne lideranças comunitárias e prefeito eleito
Lideranças criam a AMA -  Aliança Municipal de Associações  

Por Marcos Amorim

Cerca de 70 pessoas participaram no último domingo dia 11 de novembro, do encontro que oficializou a criação da AMA – Aliança Municipal de Associações de Brumadinho. O evento histórico no município aconteceu na casa da presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, Beatriz Vignolo, em Palhano e contou com a presença do prefeito eleito Antônio Brandão e do vice-prefeito BrenoCarone. Também estiveram presente no evento o vereador em exercício Itamar Franco e o vereador eleito Denílson Fontoura. A AMA nasce na região dos Distritos de Piedade do Paraopeba e Aranha e já conta com a participação de 17 Associações e abrange uma população de mais de 7 mil moradores e pelo menos outros 7 mil sitiantes e condôminos, totalizando 14 mil pessoas. Com a adesão de outras Associações do interior do município de Brumadinho, o número de abrangência pode chegar a 20 mil pessoas.
Os representantes das Associações Comunitárias presentes no evento elegeram por unanimidade como coordenador da AMA, o Dr. Júlio Cesar Baêta Neves, que também é o presidente da APROBAC – Associação dos Proprietários do Bairro Águas Claras. Ele irá coordenar os trabalhos da AMA por durante um ano realizando as convocações e presidirá as reuniões.
foto: divulgação

Reivindicações para o prefeito

Entre as discussões já apresentadas no evento estão às questões de segurança pública, transportes, cobertura de telefonia celular e a preocupação com a escolha de nomes técnicos na formação do novo governo nas áreas de Turismo e Meio Ambiente. Também foi apresentado pelo presidente da Associação Comunitária dos Moradores de Marques, Marcos Amorim, o projeto “Fonte Viva” de preservação e recuperação de nascentes, que está sendo elaborado na comunidade, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva e também a proposta de criação da Creche Comunitária e do Centro Cultural em Marques, que irão atender a todas as comunidades da região.
O prefeito eleito Antônio Brandão garantiu seu apoio a AMA e ressaltou a importância da entidade para a população e sua participação no processo democrático do município e no governo. O coordenador eleito Dr. Júlio Baeta, explica que a AMA terá um papel importante, ampliando as forças das comunidades junto aos órgãos públicos, principalmente, e promover um intercambio constante entre as Associações.
A AMA terá reuniões mensais, onde as Associações apresentarão os problemas comunitários e projetos para a região. Depois das discussões, serão designadas as pessoas para coordenar cada ato. A Aliança Municipal de Associações se rege pelos princípios da liberdade de pensamento e expressão, de solidariedade e honestidade e tem entre seus vários objetivos: Defender continuamente os direitos e interesses das Associações e suas comunidades; Lutar em defesa do Meio Ambiente com o objetivo de proporcionar qualidade de vida; Promover intercâmbio cultural, esportivo, social e outros, entre as Associações e Ser interlocutora dos interesses das Associações e suas comunidades com os Poderes Públicos. O evento terminou com uma grande confraternização entre os presidentes, diretores, o prefeito eleito Antônio Brandão, vice Breno Carone e convidados, com um almoço especial e muita música ao vivo.

Um comentário:

  1. É o PSDB se articulando na zona rural de Brumadinho para a campanha do Aécio em 2014

    ResponderExcluir